Reprodução social das pescadoras e pescadores artesanais
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v30-2_06Palavras-chave:
pescador(a) artesanal, reprodução social, Socioantropologia da PescaResumo
Este texto discute o que é ser pescador e pescadora artesanal a partir da categoria reprodução social. Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos, entrevistas e observações diretas do cotidiano desses sujeitos sociais localizados nos estados de Pernambuco e Sergipe foram realizadas. Pode-se destacar que, nas diversas formas de ser e de fazer-se pescador e pescadora, a reprodução social expressa dinâmicas ecológicas, formas de trabalho, elementos históricos, culturais e inserção na totalidade social.
elocation-id: e2230213
Recebido: 11.jun.2022 • Aceito: 21.nov.2022 • Publicado: 13.dez.2022
Artigo original / Revisão por pares duplo-cego / Acesso aberto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cristiano Wellington Noberto Ramalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).