Abastecimento alimentar urbano: a trajetória da política pela perspectiva do Mercado Municipal em Campos dos Goytacazes (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v30-2_08Palavras-chave:
Política de abastecimento urbano, trajetória histórica, Mercado Municipal de Campos dos GoytacazesResumo
Este artigo analisa o abastecimento alimentar urbano a partir da perspectiva dos mercados municipais nos espaços urbanos. O lócus da pesquisa é o Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ), local centenário e importante para o abastecimento alimentar da população, além de ser um lugar de convívio social. O objetivo geral é compreender como é estabelecida a relação entre o poder público local e os permissionários do Mercado Municipal de Campos, como um equipamento de abastecimento alimentar. A história do mercado municipal é resgatada desde o momento em que surgiram lugares para comprar alimentos na cidade, passando pela sua inauguração até a sua configuração mais recente e suas relações com o poder público municipal. Tem recorte teórico-histórico longitudinal. É uma pesquisa exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa, mas tem alguns elementos quantitativos. Utilizam-se as pesquisas bibliográfica, documental, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Este estudo evidenciou que o Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes continua desempenhando um papel importante no abastecimento da cidade, além de carregar memória e patrimônio cultural. Mostrou, ainda, que por este tipo de espaço circula uma grande quantidade de pessoas, e é permeado por interesses que complexificam as relações estabelecidas nesse local. A nomeação dos cargos de diretores do mercado é atribuição do governo municipal, portanto, o poder público participa da ordenação da sua estrutura operacional. No entanto, as regras informais referenciam as relações dos órgãos públicos com as pessoas autorizadas a esta afiliação, interferindo em suas funções regulatórias e fiscalizadoras com os comerciantes do mercado.
elocation-id: e2230215
Recebido: 14.jun.2022 • Aceito: 7.dez.2022 • Publicado: 20.dez.2022
Artigo original / Revisão por pares duplo-cego / Acesso aberto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mauro Macedo Campos, Lohana Chagas de Almeida, Daniete Fernandes Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).