Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não foi publicada e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • É exigida a titulação mínima de Mestre aos autores e coautores.
  • Todos os trabalhos devem estar no formato Microsoft Word ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão .doc). Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares foram seguidas.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na seção Diretrizes para Autores.
  • Submissões com mais de um autor obedecem aos critérios de Coautoria adotados pela revista e estão sendo enviados documentos suplementares em anexo atestando a conformidade a esses critérios com a opção "Disponibilizar aos Avaliadores" desmarcada.

Diretrizes para Autores

Para submeter um manuscrito à consideração da revista, é preciso primeiramente registrar-se como autor no portal.
Encorajamos os autores a se registrarem previamente na plataforma ORCID para que assim possam fornecer, em seus perfis no nosso portal, o número de seu ORCID https://orcid.org/sites/default/files/images/orcid_16x16(1).gif a fim de colaborar com os melhores esforços de atribuição de autoria científica.

O texto passa por uma apreciação preliminar, após a qual será devolvido para o(a) autor(a) com observações ou enviado diretamente para pareceristas externos/as. Essa revisão é uma avaliação inicial para constatar se o texto se enquadra nas diretrizes da revista.

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição deve ser original e inédita; não ter sido publicada e nem estar sendo avaliada para publicação por outra revista. No momento da submissão, os autores assumem a responsabilidade de não utilizar dados falsos ou copiados. Plágio, uso fraudulento de dados, manipulação de citações e falsa autoria não serão tolerados em nenhuma circunstância.

2. Os textos devem ter página no formato A4, estar em formato do Microsoft Word (extensão .doc), uso de fonte Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 entre linhas e margens de 2,5 cm em todos os lados. São aceitos textos na forma de artigo, resenha ou comunicação de pesquisa (os artigos deverão ter entre 20 e 25 laudas, as comunicações de pesquisa, 5 e as resenhas, 4 laudas. Cada lauda numerada deve conter cerca de 28 linhas digitadas em espaço 1,5.

3. Os textos enviados deverão ser acompanhados de documento suplementar em forma de carta de apresentação (em outro arquivo .doc separado do que contém o artigo, deixando desmarcada para este a opção “Habilitar documento aos avaliadores”) com as seguintes informações: título do artigo, nome completo do autor, filiação institucional, breve currículo acadêmico, endereço postal, telefone e e-mail (a opção "Enviar Novo Arquivo" aparecerá após a finalização do envio do arquivo principal do artigo).

4. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deverá(ão) aparecer no corpo do artigo e também deve(m) ser removido(s) das propriedades do arquivo, para assegurar o anonimato no processo de avaliação (Assegurando a Avaliação Cega pelos Pares).

5. As notas de rodapé devem ser restritas ao mínimo.

6. As imagens e tabelas, quando for o caso, devem ser preparadas para que, em menor tamanho, continuem com a leitura de seus dados assegurada (já que, em caso de publicação, o tamanho final da página da revista é de 14x21cm).

7. O artigo deve ter ainda resumo e palavras-chave (no mínimo 3) em português (ou no seu idioma original) e também em inglês (título, abstract e keywords). A resenha também deve conter o título em inglês.

8. O autor (a) poderá indicar fonte/s de financiamento da pesquisa nas informações para os editores, no momento da submissão.

9. Cabe ao autor(a) fazer a revisão ortográfica e gramatical do texto antes da submissão. A redação do texto deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.

10. As referências e citações devem seguir as normas ABNT (NBR 6023/2018 e 10520/2017).

Formas de referências
As referências bibliográficas (ou bibliografia) seguem a ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Devem conter todas as obras citadas e obedecer às normas da ABNT (NBR 6023/2018), orientando-se pelos seguintes critérios:

- Livro: Sobrenome (em maiúsculas), nome. Título da obra (em itálico). Local da publicação: Editora, ano.
Exemplo: SANTOS, Raimundo. Modernização e política. Seropédica: Edur, 1996.

- Livro de vários autores (acima de 3): Sobrenome (em maiúsculas), nome et al (em itálico). Título da obra (em itálico). Local da publicação: Editora, ano.
Exemplo: SANTOS, Raimundo et al. Modernização e política. Seropédica: EDUR, 1996.
Obs: até três autores deve-se fazer a referência com os nomes dos três separados por ;
Exemplo: SANTOS, Raimundo; MOREIRA, José Roberto; VASCONCELLOS, Dora.

- Artigo em coletânea organizada por outro autor: Sobrenome do autor do artigo (em maiúsculas), nome. Título do artigo. Expressão In (em itálico), dois pontos e Sobrenome (em maiúsculas), nome (dos organizadores ou editores) seguido de (Orgs.) ou (Eds.). Nome da obra principal (em itálico). Local da publicação: Editora, ano. Primeira e última numeração das páginas do artigo.
Exemplo: MOREIRA, Roberto José. Identidades complexas. In: AMODEO, Nora; ALIMONDA, Héctor (Orgs.). Ruralidades, capacitação e desenvolvimento. Viçosa: UFV, 2006. p. 177-199.

- Artigo em periódico: Sobrenome do autor (em maiúsculas), nome. Título do artigo (sem destaque). Nome do periódico (em itálico), local de publicação, dados da edição (volume, número e/ou ano da edição), primeira e última numeração das páginas do artigo, mês abreviado, seguido de ponto final e do ano em que o exemplar foi publicado.
Exemplo: SANTOS, Raimundo. O agrarismo de José de Souza Martins. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 214-231, abr. 2015.

- Teses ou dissertações: Sobrenome do autor (em maiúsculas), nome. Título do trabalho (em itálico). Ano. Quantidade de folhas. Tese ou Dissertação (Doutorado ou Mestrado em ...) – Departamento, Universidade, Cidade, Ano.
Exemplo: SANDRONI, Laila Thomaz. Conservação da biodiversidade nas Ciências Sociais brasileiras: um campo em construção. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

- Obras online: sobrenome do autor (se houver – em maiúsculas), seguido de Nome. Título da obra (reportagem, artigo – em itálico). Logo após virá o endereço eletrônico, precedido pela expressão “Disponível em:”. Após o endereço eletrônico (site) deverá vir a expressão “Acesso em:” dia do acesso mês abreviado. Ano.
Exemplos:
- Livro
SANTOS, Raimundo. Modernização e política. Disponível em: http://www.cpda.com.br. Acesso em: 8 jan. 2005.
- Periódico em meio eletrônico.
VASCONCELLOS, Dora. Roger Bastide: um estudioso sobre a consciência das camadas subalternas no Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, abr. 2016. Disponível em: http://www.revistaesa.com/. Acesso em: 10 mar. 2017.
- Jornal em meio eletrônico sem o nome do autor. Quando a matéria não informa o autor, iniciamos pelo título.
MAIOR seca da última década. O Globo, Rio de Janeiro, 25 ago. 2004. Disponível em: http://www.oglobo.com.br. Acesso em: 7 jan. 2006.
- Jornal em meio eletrônico com o autor.
COSTA, Fernando. Quando os dias viram noite. O Dia online, 5 set. 2008. Disponível em: http://www.odiaonline.com.br. Acesso em: 15 dez. 2010.

Formas de citação
- As citações no texto estão diretamente vinculadas ao sistema de organização das referências bibliográficas, colocadas no final do trabalho e devem estar na forma (autor em maiúsculas, ano) ou (autor em maiúsculas, ano, páginas): (SANTOS, 1985) ou (SANTOS, 1985, p. 12-20).
- As citações que não ultrapassarem 3 linhas devem permanecer no corpo do texto. As citações de mais de 3 linhas devem apresentar recuo da margem esquerda de 4 cm, espaçamento simples, sem a utilização de aspas, justificado e com fonte menor que a do corpo do texto.
- Quando a citação imediatamente posterior se referir ao mesmo autor e/ou obra, devem-se utilizar entre parênteses as fórmulas (Idem, p. 50) ou (Idem, ibidem quando a página for a mesma).
- Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, deve-se diferenciar por uma letra após a data: (SANTOS, 1995a), (SANTOS, 1995b).
- Caso o autor citado faça parte da oração, a referência bibliográfica deve ser feita da seguinte maneira: Santos (1999, p. 105-129) afirma que...
- Citações que venham acompanhadas de comentários e informações complementares devem ser colocadas como nota.

11. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

12. Cada autor(a) poderá submeter ou manter em processo de avaliação um texto por vez. Uma nova submissão só poderá ser enviada após o término (recusa ou aceite final) da avaliação anterior.

13. Os autores que pretenderem publicar artigos com regularidade na Estudos Sociedade e Agricultura devem aguardar três números consecutivos para tanto (ex.: autor publicado na edição 26.1, deverá ficar ausente das edições 26.2 e 26.3, ficando novamente apto para publicação na edição 27.1).

14. Os Editores poderão recusar o texto, antes mesmo de designar os avaliadores, que não se enquadre no escopo da revista, que não cumpra requisitos mandatórios, que não seja adequado dentro do prazo ou quando as diretrizes detalhadas aqui não forem observadas.

15. Constatada a admissibilidade da submissão, os originais serão submetidos a (pelo menos) dois consultores especializados na temática que emitirão pareceres sobre a pertinência de sua publicação e servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última.

16. A revista Estudos Sociedade e Agricultura não realiza cobrança de nenhuma taxa ou contribuição financeira em razão de submissão de artigos ou de seu processamento.

Artigos

Política padrão de seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.