O declínio da agroindústria açucareira no Nordeste e o acesso à condição camponesa
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v30-2_st03Palavras-chave:
agroindústria açucareira, reforma agrária, NordesteResumo
Este artigo apresenta considerações teórico-metodológicas sobre pesquisa referente à reconversão social de famílias da condição de moradores em terras de usina, tanto trabalhadores agrícolas quanto operários rurais, para a de assentados de reforma agrária. Trata-se de objeto em construção que, baseado na situação empírica da falência da usina Santa Maria, na região do Brejo paraibano, aponta para a questão da reconstrução dos mundos subjetivos, imposta pela nova situação vivida, através do conceito de “desenraizamento” e dos meios de sua superação, centrais na obra de Pierre Bourdieu.
elocation-id: e2230208
Recebido: 10.jul.2022 • Aceito: 19.out.2022 • Publicado: 7.dez.2022
Artigo original / Revisão por pares duplo-cego / Acesso aberto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrícia Alves Ramiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).