Colheita mecanizada da cana-de-açúcar: o que nos revelam os especialistas do setor sobre as motivações e impeditivos da sua adoção na realidade canavieira de Alagoas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v29n1-12

Palavras-chave:

cana-de-açúcar, colheita mecanizada, tecnologia, mecanização agrícola

Resumo

A mecanização da colheita nos canaviais brasileiros tem se intensificado nas últimas décadas. O estado de Alagoas, que tradicionalmente sempre foi um dos principais produtores do país, tem adotado a mecanização dos processos de produção canavieira e, mais especificamente, o processo de colheita. O artigo tem o objetivo de investigar a mecanização da colheita de cana-de-açúcar em Alagoas no período de 2008 a 2017, como também, identificar quais são as motivações e impeditivos encontrados para a adoção de tal tecnologia. Para a realização da pesquisa foram realizadas entrevistas com especialistas do setor, observação de campo e levantamento de informações em bases de dados estaduais e nacionais. Os resultados destacam que a mecanização da colheita não tem ocorrido nos mesmos moldes das principais regiões produtoras do país. Além disso, destaca-se que as motivações da mecanização são: reestruturação produtiva ocorrida no setor, custos com o trabalho manual, conflitos trabalhistas, falta de renovação da força de trabalho e adequação a padrões de sustentabilidade produtiva. Já como impeditivos são apresentados os seguintes fatores: realidade do mercado de trabalho alagoano, crise do setor e topografia da região. Por fim, espera-se contribuir na discussão sobre o cenário canavieiro alagoano, tendo em vista a representatividade desta atividade econômica para o estado e para a região Norte-Nordeste.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Rodolfo Tenório Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Maceió, Alagoas, Brasil

    Professor de Administração Pública na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade (Nuestra/UFSCar) e Laboratório de Administração Pública Aplicada (LAPA/Ufal).
    jrtlima@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0003-2453-6515
    http://lattes.cnpq.br/0934203685819594

Downloads

Publicado

01-02-2021

Artigos Semelhantes

1-10 de 515

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.