A (re)organização territorial da Amazônia a partir das ferrovias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa32-2_st03

Palavras-chave:

infraestrutura logística, racionalidade neoliberal, soja

Resumo

O presente artigo analisa como a transformação da geografia global da soja e o consequente redesenho das rotas de comercialização da commodity encontram interesses e frentes especulativas previamente estabelecidas nas regiões de fronteira, gerando disputas e estratégias de sujeitos locais e regionais que buscam adaptar-se e responder a estes processos globais, a partir dos limites da sua agência em relação a eles. A primeira seção explora como, além dos determinantes globais, a definição dos projetos logísticos tem sido moldada por disputas entre oligarquias locais em dinâmica altamente especulativa, configurando o que denominamos de “Guerra das Rotas”. Na segunda seção, analisamos como essas disputas, embora imprevisíveis e especulativas, revelam uma “Razão Logística”, alinhada à racionalidade neoliberal, que domina a relação entre os agentes do agronegócio e o Estado brasileiro. Essa “lógica das práticas”, resultante do confronto na reconfiguração das rotas, busca continuamente moldar o Estado a serviço dos interesses empresariais rurais. O artigo conclui propondo pistas para superar essa lógica por meio de agendas participativas de infraestrutura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Rego Miranda, Universidade Federal do Pará (UPFA) – Belém, Pará, Brasil

    Docente no curso de licenciatura e bacharelado em Geografia, na Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC), e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). 
    rogeriomir@ufpa.br
    https://orcid.org/0000-0001-6309-7653
    http://lattes.cnpq.br/4960836976718202

Downloads

Publicado

20-12-2024

Edição

Seção

Seção Temática "Agronegócio, infraestrutura logística e dinâmicas fundiárias na Amazônia”, organizada por Valdemar João Wesz Junior (Unila), Juanita Cuéllar Benavides (Unila) e Karina Kato (UFRRJ)

Artigos Semelhantes

1-10 de 98

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.