A aplicação da teoria de Bourdieu aos estudos rurais no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v30-2_st06Palavras-chave:
Bourdieu, habitus, campo, regra e estratégiaResumo
A fim de ilustrar a diversidade do campo de possibilidades de análise da teoria de Bourdieu aos estudos rurais no Brasil, selecionamos, no Banco de Dissertações e Teses da Capes, três dissertações e duas teses, com temáticas diferentes, elaboradas em universidades de cada uma das cinco regiões brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2022, o qual marca os 20 anos da morte de Bourdieu. A análise das dissertações e teses selecionadas foi realizada buscando identificar os conceitos nelas utilizados e a forma como os eles foram aplicados em face dos objetivos propostos em cada pesquisa. Realizamos, então, uma análise de conteúdo do corpus formado pelo resumo, introdução, marco teórico, metodologia e resultados finais das teses e dissertações, utilizando o software Iramuteq. Os resultados reforçaram o destaque para o uso do conceito de habitus e “campo”. Constatamos, a partir das dissertações e teses analisadas, o vasto campo de aplicação da teoria de Bourdieu e a sua atualidade para compreender os processos de transformação das sociedades “rurais” no Brasil. Marcado por permanências e “especificidades”, mas, também, pelo acolhimento a novos valores, os quais variam conforme o grupo social, as condições materiais de existência e a historicidade construída.
elocation-id: e2230212
Recebido: 10.jul.2022 • Aceito: 19.out.2022 • Publicado: 7.dez.2022
Artigo original / Revisão por pares duplo-cego / Acesso aberto
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Louise de Carvalho Fiúza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).