A aplicação da teoria de Bourdieu aos estudos rurais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v30-2_st06

Palavras-chave:

Bourdieu, habitus, campo, regra e estratégia

Resumo

A fim de ilustrar a diversidade do campo de possibilidades de análise da teoria de Bourdieu aos estudos rurais no Brasil, selecionamos, no Banco de Dissertações e Teses da Capes, três dissertações e duas teses, com temáticas diferentes, elaboradas em universidades de cada uma das cinco regiões brasileiras, no período compreendido entre 2002 e 2022, o qual marca os 20 anos da morte de Bourdieu. A análise das dissertações e teses selecionadas foi realizada buscando identificar os conceitos nelas utilizados e a forma como os eles foram aplicados em face dos objetivos propostos em cada pesquisa. Realizamos, então, uma análise de conteúdo do corpus formado pelo resumo, introdução, marco teórico, metodologia e resultados finais das teses e dissertações, utilizando o software Iramuteq. Os resultados reforçaram o destaque para o uso do conceito de habitus e “campo”. Constatamos, a partir das dissertações e teses analisadas, o vasto campo de aplicação da teoria de Bourdieu e a sua atualidade para compreender os processos de transformação das sociedades “rurais” no Brasil. Marcado por permanências e “especificidades”, mas, também, pelo acolhimento a novos valores, os quais variam conforme o grupo social, as condições materiais de existência e a historicidade construída.

elocation-id: e2230212
Recebido: 10.jul.2022 • Aceito: 19.out.2022 • Publicado: 7.dez.2022
Artigo original / Revisão por pares duplo-cego / Acesso aberto

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa, Minas Gerais, Brasil

    Professora Titular e pesquisadora da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  Pós-doutora no Centro de Investigações em Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Coordenadora do Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades (GERAR).
    louisefiuza@ufv.br
    https://orcid.org/0000-0002-3898-1583
    http://lattes.cnpq.br/6980818349328612

Downloads

Publicado

07-12-2022

Edição

Seção

Seção Temática "Os usos da teoria de Pierre Bourdieu e os estudos rurais brasileiros", organizada por Arilson Favareto (UFABC) e Rodrigo Constante Martins (UFSCar)

Artigos Semelhantes

1-10 de 197

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)