Formas de adaptação de produtores de café à liberalização mercantil: proposta de uma tipologia analítica a partir de um estudo de caso na região das Matas de Minas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v29n2-2

Palavras-chave:

liberalização comercial, construção social da qualidade, sociologia econômica

Resumo

O artigo trata de formas de adaptação desenvolvidas por cafeicultores ao contexto da liberalização mercantil. Analisamos o modo como os cafeicultores constroem suas estratégias de adaptação à nova conjuntura e as relações destas estratégias com a reconfiguração das formas de controle de mercado. Foi realizado um estudo de caso na região das Matas de Minas, tipicamente uma área de produção familiar, levando em conta o período pós-1990, sendo uma região ainda pouco considerada na literatura. A partir dos dados qualitativos da pesquisa, propomos um modelo analítico centrado na construção de uma tipologia de produtores, que visa descrever a diversidade de formas de adaptação ao novo contexto econômico e institucional definido pela liberalização. A análise é fundamentada na perspectiva neoinstitucional da sociologia econômica, focando nos processos de construção social das estratégias e estruturas de mercado, neste caso pautadas, fundamentalmente, pela questão da construção social da qualidade. Esta proposta de análise se contrapõe à perspectiva da economia dos custos de transação, principal modelo a nortear os estudos sobre sistemas agroindustriais ou agroalimentares no Brasil atualmente, oferecendo uma alternativa teórica e metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Alice Singulano, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade Federal de Ouro Preto (NUPEDES/UFOP).
marisasingulano@gmail.com
https://orcid.org/0000-0002-9188-1661
http://lattes.cnpq.br/1475488319817262

Sílvio Salej Higgins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor Associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista Produtividade PQ 2. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris Dauphine, França, e em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no âmbito do Colégio Doutoral Franco-Brasileiro – Capes, Ministério da Educação do Brasil e Ministère de l’Éducation National da França.
sisahi@yahoo.com
https://orcid.org/0000-0002-3573-0578
http://lattes.cnpq.br/3698999001620631

Downloads

Publicado

01-06-2021