Desenvolvimento, materialidades e o ator social: orientações metodológicas para aproximações territoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v29n1-5

Palavras-chave:

território, agência, interfaces, ensamblagens, criaturização, ontologia, epistemologia relacional

Resumo

Este trabalho propõe traçados metodológicos que contribuem para reposicionar de forma analítico-prática estudos etnográficos do desenvolvimento para além do exclusivo domínio humano. Partindo de bases conceituais e metodológicas de uma perspectiva orientada ao ator, estamos propondo uma abordagem sociomaterial. A proposta sugere uma ontologia experimental do ator social que interconecta relações sociais às propriedades dos materiais dos territórios. Considerando o lugar do material na agência humana, destacamos interfaces de conhecimentos, afetos, práticas e valores que conduzem a uma epistemologia relacional, na qual a ‘criaturização’ e as ensamblagens são implicações práticas que levam a visibilizar processos de territorialização. Por meio da atualização de uma série de trabalhos, realizados desde os anos 1980, em diferentes países da América Latina, ilustramos territórios heterogêneos, nos quais o processo do desenvolvimento desencadeia uma miríade de composições sociomateriais singulares, identificadas com processos de contradesenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Arce, Wageningen University – Wageningen, Holanda

Professor Emérito da Universidade de Wageningen, Holanda, e professor visitante de Sociologia e Antropologia do Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
alberto.arce@wur.nl
https://orcid.org/0000-0002-3856-6363
http://lattes.cnpq.br/7384263405625607

Flávia Charão-Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora visitante no Grupo de Sociologia Rural da Universidade de Wageningen, Holanda. Bolsista do Programa de Internacionalização da Capes.
flavia.marques@ufrgs.br
https://orcid.org/0000-0002-1818-9281
http://lattes.cnpq.br/9010752835148401

Downloads

Publicado

01-02-2021