Stora Enso e movimentos sociais: luta no campo e nas instituições

Stora Enso and social movements: struggles in the rural and institutional contexts

Autores

  • Débora Lerrer Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil
  • John Wilkinson Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Resumo

Esta análise se concentra na principal empresa estrangeira de papel e celulose que atua no Brasil, a Stora Enso, em um contexto em que os países do Cone Sul passaram a ter um novo papel no mercado global deste setor. A empresa sueco-finlandesa atua nas duas principais regiões de investimento deste segmento no país – os estados da Bahia e do Rio Grande do Sul – e é um caso ideal para o estudo dos movimentos de oposição provocados por esse tipo de investimento em terras. Eles compõem um amplo leque que vai desde movimentos sociais, ONGs e a população local até diferentes atores do setor público, e têm sido um fator decisivo na  frustração de  planos de investimento do setor.  Analisamos, igualmente, como o investimento em celulose e papel tem sido afetado e está respondendo à legislação restritiva do Brasil sobre investimentos estrangeiros em terra. Neste aspecto, também, a Stora Enso assume importância central. Inicialmente uma parceira privilegiada das empresas brasileiras e favorecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), agora a empresa precisa repensar seu programa de investimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lerrer, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Pós-doutorado no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).
E-mail: debora.lerrer@gmal.com

John Wilkinson, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Professor do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).
E-mail: jhn.wlknsn@gmail.com

Downloads

Publicado

22-04-2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)