Meio século de oligarquia, uma década de assentamento: a herança da Fazenda Cabaceiras no Assentamento 26 de Março, em Marabá – PA

Half a century of oligarchy, one decade of settlement: the inheritance from the Cabaceiras Farm in the Settlement 26 of March, in Marabá, State of Pará, Brazil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n1-7

Resumen

Este trabalho analisa de que maneira as transformações, especialmente o desmatamento, durante o domínio das oligarquias agrárias por meio século influenciam no cotidiano de famílias camponesas assentadas. Trata-se da área da Fazenda Cabaceiras, onde hoje é o Assentamento 26 de Março, em Marabá (PA), organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A metodologia utilizada apoiou-se em levantamento bibliográfico-documental e pesquisa de campo com a realização de entrevistas. Conclui-se que os limites atuais na área de estudo resultam de uma herança histórica de ocupação e uso da terra por troncos familiares da oligarquia local e do atual modelo de reforma agrária projetado para o Sudeste do Pará.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Evandro Carlos Costa Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). E-mail: evandronevez@live.com.

  • Heribert Schmitz, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

    Doutor em Sociologia Rural, professor de Sociologia da UFPA e Bolsista de produtividade do CNPq. E-mail: heri@zedat.fu-berlin.de.

Publicado

2018-02-01

Número

Sección

Sección Temática "Agronegocios, Infraestructura Logística y Dinámica del Territorio en la Amazonia"