Intervenção, pesquisa e interação dialógica entre os conhecimentos popular e acadêmico

Intervention, research and reciprocity and dialogical interaction between popular and academic knowledge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n2-10

Resumo

A pesquisa e a extensão nas comunidades ou territórios compõem um encontro entre duas culturas, dois sujeitos, com subjetividades muito diferentes, no modo de conceber essa relação. Essas atividades acadêmicas podem ser vistas sob a ótica da intervenção, com elementos da educação popular, para a participação dos sujeitos. Desse modo, o objetivo deste artigo é discutir a interação e os conhecimentos possibilitados pela educação popular enquanto mediadora na obtenção dos dados e na devolução dos mesmos aos sujeitos pesquisados, na perspectiva da transformação social. Tal questão teve origem na interação entre o pesquisador e diversos sujeitos pesquisados no semiárido do Norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. A ação de intervenção educativa da universidade pública com a sociedade gera, invariavelmente, impactos na população. Isso contribui na transformação das realidades dos sujeitos, seja na sua transformação pessoal, seja na transformação e desenvolvimento do lugar, reafirmando sua identidade e etnicidade na coexistência com a ecologia em seus territórios.
Palavras-chave: extensão; educação para participação; conhecimento popular; desenvolvimento social.

Artigo recebido em 17 de dezembro de 2019.  Aceito em 13 março de 2020.

Como citar
LOPES, Frederico Antonio Mineiro. Intervenção, pesquisa e interação dialógica entre os conhecimentos popular e acadêmico. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 476-496, jun. 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Antonio Mineiro Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGDS/Unimontes). Professor adjunto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG).
https://orcid.org/0000-0003-1878-3608
http://lattes.cnpq.br/4983283570811562
fredericomineiro@ica.ufmg.br

Downloads

Publicado

2020-06-01