Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará

Use and perception of areas of permanent preservation in an environmentally differentiated land reform settlement in Anapu, Pará

Autores

  • Laís Victoria Ferreira de Sousa Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
  • Roberto Porro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Amazônia Oriental, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4133-0068

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n3-8

Resumo

Este estudo avaliou como residentes de um assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará, percebem e utilizam florestas e áreas de preservação. Métodos quantitativos (comparativo de áreas a partir de mapeamentos) e qualitativos (entrevistas semiestruturadas) avaliaram o efeito da situação fundiária, o acesso ao lote e a atividade econômica predominante na conservação de APPs e florestas. A análise quantitativa não mostrou diferença significativa na conservação de APPs entre grupos comparados. Em relação à porcentagem de floresta, melhor conservação foi associada à atividade realizada no lote: a priorização da agricultura resultou associada à maior porcentagem de floresta do que a priorização da pecuária, embora não tenha sido observada relevância estatística para esta associação. A análise qualitativa indicou que a regularidade da situação fundiária não é percebida como fator para a conservação das APPs, sendo as principais diferenças quanto às práticas de uso destas áreas também percebidas como associadas à atividade econômica priorizada no lote.
Palavras-chave: conservação ambiental; desmatamento na Amazônia; agricultura; pecuária.

SOUSA, Laís Victoria Ferreira de; PORRO, Roberto.  Uso e percepção de áreas de preservação permanente em assentamento ambientalmente diferenciado em Anapu, Pará. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 656-680, out. 2018.

Recebido em março de 2018.
Aceito em agosto de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laís Victoria Ferreira de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

    Doutoranda em Ciências Ambientais pela Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (UFPA/EMBRAPA/MPEG).
    E-mail: laisvicferreira@hotmail.com
    http://lattes.cnpq.br/4429755244161992

  • Roberto Porro, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Amazônia Oriental, Brasil

    Doutorado em Antropologia Cultural pela Universidade da Flórida e pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.
    E-mail: roberto.porro@embrapa.br
    http://lattes.cnpq.br/2282097420081043

Downloads

Publicado

01-10-2018