Organização de Controle Social (OCS) e engajamento agroecológico das famílias do assentamento Milton Santos no estado de São Paulo

Social control organizations (SCO) and agro ecological engagement of the families of Milton Santos settlement – Sao Paulo State

Autores

  • Paulo Eduardo Moruzzi Marques Universidade de São Paulo (USP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-0514-7568
  • Luciane de Gaspari Universidade de São Paulo (USP), Brasil
  • Bruna Almeida Universidade de São Paulo (USP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v25n3-4

Resumo

Este artigo focaliza a implantação de Organizações de Controle Social (OCS) no assentamento Milton Santos, situado entre Americana e Cosmópolis no estado de São Paulo. O dispositivo de OCS permite, segundo as normas do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o reconhecimento da qualidade orgânica de produtos comercializados em venda direta do produtor ao consumidor ou adquiridos via compra pública. A análise se funda na teoria das justificações, considerando em particular a emergência de princípios ecológicos de justiça e o conceito de prova de realidade. Nesta ótica, as OCSs podem ser interpretadas como um meio de comprovar o discurso ecológico em favor do assentamento a partir de uma maior visibilidade do engajamento em práticas de uma agricultura sustentável. Assim, as famílias assentadas concebem tais OCSs para além de seu papel econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Moruzzi Marques, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Professor associado do Programa de Pós-Graduação Interunidadades (CENA-ESALQ) em Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
E-mail: pmarques@usp.br

Luciane de Gaspari, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Doutora do Programa de Pós-Graduação Interunidades (CENA-ESALQ) em Ecologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
E-mail: luciane.degaspari@yahoo.com.br

Bruna Almeida, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Bolsista de iniciação científica do Programa de Educação Tutorial (PET) Ecologia, graduanda em Ciências Biológicas na ESALQ/USP.
E-mail: bruna2almeida@usp.br

Publicado

2017-09-29