Mercados convencionais e/ou novos mercados - haveria um dilema nas estratégias produtivas dos agricultores familiares? O caso de Praia Grande/SC.

Autores

  • Tiago Moraes Silva Banco do Brasil
  • Leonardo Xavier Silva UFRGS

Resumo

Este artigo aborda as estratégias de produção dos agricultores familiares do município de Praia Grande, região do Extremo-Sul Catarinense, com o enfoque nas escolhas entre a “esteira” dos mercados convencionais, a partir da produção de commodities, como o arroz, e/ou a inserção em novos mercados, como, por exemplo, a produção agroecológica. O estudo foi desenvolvido a partir de dados secundários, entrevistas semi-estruturadas e em profundidade nos anos de 2010 e 2011 e uma última etapa em 2014. Os resultados não comprovaram de forma evidente o dilema nas decisões de produções dos agricultores pesquisados. Entretanto, há indícios que podem indicar a problemática levantada, demonstrada pela busca de alternativas, as quais são configuradas pela criação de nested markets (capitaneadas por uma associação de agricultores ecológicos); pelo crescimento da pluriatividade; e pelo êxodo seletivo da população rural jovem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Moraes Silva, Banco do Brasil

Economista, mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: tiagotms@brturbo.com.br.

Leonardo Xavier Silva, UFRGS

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

20-08-2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)