A economia agropecuária do Matopiba

Agricultural economy of Matopiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n2-6

Resumo

O estudo procura analisar a importância da produção agrícola do Matopiba, que compreende áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para o desenvolvimento econômico. A dinâmica econômica agropecuária desta região torna-se central na orientação das decisões dos agentes privados, na promoção do desenvolvimento regional e na formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade local. Busca-se questionar se os investimentos mobilizados são de fato sustentáveis e em que medida o agronegócio terá força para liderar o desenvolvimento em estados reconhecidamente pobres e com uma densidade populacional elevada no meio rural. Como hipótese, entende-se que a política agrícola pode ser um importante instrumento para o desenvolvimento local, com redução das desigualdades e com gestão sustentável dos recursos naturais na região.

BUAINAIN, Antonio Marcio; GARCIA, Junior Ruiz; VIEIRA FILHO, José Eustáquio. A economia agropecuária do Matopiba. Estudos Sociedade e Agricultura, jun. 2018, v. 26, n. 2, p. 376-401, ISSN 2526-7752.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Marcio Buainain, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

    Professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: buainain@gmail.com.

  • Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

    Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. E-mail: jrgarcia1989@gmail.com.

  • José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), Brasil

    Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e doutor em Teoria Econômica pela Unicamp. E-mail: jose.vieira@ipea.gov.br.

Downloads

Publicado

01-06-2018