Evolução recente do agronegócio no cerrado nordestino

Autores

  • Antônio Márcio Buainain Universidade Estadual de Campinas
  • Junior Ruiz Garcia Universidade Federal do Paraná

Resumo

A agricultura tem se constituído em uma atividade estratégica para o Brasil, em função do seu elevado dinamismo. O resultado prático tem sido a ocupação do território nacional. Desde os anos 1990 uma nova fronteira está sendo aberta no Brasil, porém em uma região marcada por restrições ecológicas, sociais e econômicas, o Cerrado Nordestino. O objetivo do trabalho é construir uma caracterização dessa região na tentativa de responder as seguintes questões: qual a localização do Cerrado Nordestino? Quais as características dessa ocupação e da região? Existe um padrão de organização da produção?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Márcio Buainain, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em Direito (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -1977) e Ciências Econômicas (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro -1977), mestrado em economia (Universidade Federal de Pernambuco -1980) e doutorado em Ciência Econômica (Universidade Estadual de Campinas -1999). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, Propriedade Intelectual e inovação. Temas de pesquisa: reforma agrária, agricultura familiar, inovação tecnologócia, agronegócio e propriedade intelectual.

Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná

Professor do Curso em Ciências Econômicas, do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Economia da UFPR . Economista pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestre em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2007), doutor em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Unicamp e Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEEA) do Instituto de Economia do IE/Unicamp e do Núcleo de Economia Empresarial do Departamento de Economia da UFPR. Principais áreas de atuação: economia aplicada, economia regional e urbana, economia de empresas, agricultura e espaço, meio ambiente e ecológica e valoração e gestão dos recursos naturais. Além disso, possui habilidade no uso de SIG - Sistema de Informação Geográfica, importante ferramenta para a análise econômica, regional e econômico-ecológica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-08-2015