Tecnologias de Informação e Comunicação, o outro viés da sustentabilidade: um olhar para o rural do município de Saudade do Iguaçu (PR)

Information and Communication Technologies, the other bias of sustainability: a look at the rural county of Saudade do Iguaçu (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-9

Resumo

O desenvolvimento sustentável preconiza a equidade das dimensões sociais, ambientais e econômicas, pois o desenvolvimento é um processo complexo e multidimensional. O elemento social é de suma importância para o alcance da sustentabilidade, pois vivemos em uma sociedade baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), trazendo ao cenário social as tecnologias em ritmo acelerado e contribuindo para a construção de uma comunicação ágil e eficaz. A tecnologia e o acesso à comunicação são direitos da população, na falta dessa disponibilização surgem desafios e lutas para garantir o acesso as TICs. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Saudade do Iguaçu, Paraná, no que se refere a qualidade e acesso as TICs no meio rural e a importância desses serviços na reprodução social e no desenvolvimento rural sustentável.  A metodologia escolhida foi a qualitativa, sendo realizadas vinte e seis entrevistas semiestruturadas com os agricultores do município. Concluiu-se que o rural do município de Saudade do Iguaçu ainda apresenta dificuldades ao acesso as TICs, no que tange ao sinal da telefonia e de internet. Ainda, a realidade do município demonstra o papel direto das TICs para os jovens rurais, tanto para auxiliar os pais no uso, quanto estratégia para a permanência e reprodução da agricultura familiar. Portanto, para que haja o acesso de qualidade das TICs nas áreas rurais devem ser pensadas estratégias e políticas públicas de expansão do sinal digital e ações de inclusão digital para adultos e idosos.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; agricultura familiar; desenvolvimento rural sustentável; acessibilidade; sustentabilidade social.

LORA, Mayza Izadora; GODOY, Cristiane Maria Tonetto; GODOY, Wilson Itamar; MARINI, Marcos Junior. Tecnologias de Informação e Comunicação, o outro viés da sustentabilidade: um olhar para o rural do município de Saudade do Iguaçu (PR). Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 185-206, fev. 2019

Recebido em julho de 2018.
Aceito em janeiro de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mayza Izadora Lora, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

    Mestrado em Desenvolvimento Regional (Ambiente e Sustentabilidade) pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR).
    E-mail: mayza_lora@hotmail.com
    http://lattes.cnpq.br/2179854267094202

  • Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

    Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e bolsista pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).
    Email: guriaccr@hotmail.com
    http://lattes.cnpq.br/0677941801050497

  • Wilson Itamar Godoy, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

    Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor associado nível 2 no Curso de Agronomia da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).
    E-mail: wigodoy@utfpr.edu.br
    http://lattes.cnpq.br/9054824112491709

  • Marcos Junior Marini, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

    Doutorado em Tecnologia, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e pesquisador dos grupos de pesquisa "Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional" e "Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial".
    E-mail: marini@utfpr.edu.br
    http://lattes.cnpq.br/7779355795284015

Downloads

Publicado

01-02-2019