Espaço, teoria social e pensamento brasileiro
Resumo
Este artigo procura apresentar uma agenda de pesquisa que venho desenvolvendo desde meu doutoramento, e que se orienta para uma discussão sobre o estatuto do espaço na teoria social e no pensamento brasileiro. Uma das hipóteses que sustento diz respeito à possibilidade de interpretarmos as imagens espaciais como modos de cognição da vida social, e não apenas categorias descritivas de cenários físicos. Além disso, sustento que essas imagens têm excepcional centralidade em sociedades não centrais, que se constituíram às margens da modernidade européia clássica. Também argumento que é possível analisar o pensamento social brasileiro a partir dessa chave analítica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 João Marcelo Ehlert Maia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).