Call for Papers – Seção Temática “Estratégias e práticas alimentares de famílias agrícolas multilocalizadas e os papéis das políticas públicas”

14-11-2019

Call for Papers

Seção Temática “Estratégias e práticas alimentares de famílias agrícolas multilocalizadas e os papéis das políticas públicas”.

A Seção Temática será publicada na revista Estudos Sociedade e Agricultura (ESA), do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Será organizada por uma comissão composta por Sandrine Fréguin-Gresh (CIRAD, França) e Geneviève Cortes (Universidade de Montpellier 3, França).

Os artigos devem ser enviados até o dia 02/12/2019, por meio do sistema de submissão da Revista Estudos Sociedade e Agricultura (revistaesa.com).

Normas para apresentação de artigos:

  1.   Serão aceitos textos na forma de artigo. No total serão selecionados até 5 (cinco) artigos.
  2.  Caberá ao Conselho Editorial a decisão final sobre a publicação dos textos.
  3.   Os originais devem respeitar todas as condições para submissão e diretrizes para autores da revista (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/about/submissions).
  4.   A análise e avaliação dos artigos serão feitas em duas etapas. Na primeira, o Conselho Editorial da Revista avaliará os artigos, verificando se obedecem aos critérios da Revista. Depois, aqueles artigos considerados aptos serão encaminhados para dois pareceristas ou avaliadores que emitirão pareceres sobre a pertinência da publicação. Após essa avaliação poderão ser sugeridas modificações nos trabalhos.
  5.  No campo “Comentários para o Editor”, solicitamos que informe que se trata de submissão para a Seção Temática “Estratégias e práticas alimentares de famílias agrícolas multilocalizadas e os papéis das políticas públicas”.

Todos os artigos passarão pelo sistema peer review da Revista ESA.

Os organizadores esperam receber artigos que contribuam para análise das estratégias e práticas alimentares das famílias rurais consideradas como produtoras e consumidoras de alimentos, com atenção particular às implicações do fenômeno da multilocalização familiar, bem como em relação à incidência das ações e políticas públicas sobre as referidas estratégias e práticas alimentares dessas famílias. Entende-se por famílias rurais multilocalizadas aquelas em que um ou mais membros residem fora da unidade agrícola familiar (UAF), mas participam ou interferem no processo de reprodução socioeconômica da UAF por meio do compartilhamento de recursos monetários, de trabalho e alimentares, sem que a participação implique necessariamente em retribuição por parte dos beneficiados. A proposta da seção temática está assentada em três premissas gerais. Primeira, o sistema alimentar familiar se baseia em fontes complexas de aprovisionamento alimentar, sendo afetado tanto por dinâmicas sociais e econômicas quanto por ações e políticas públicas que participam da determinação da segurança alimentar e nutricional das famílias agrícolas e dos indivíduos a elas vinculados. Segunda, a multilocalização das famílias e os fluxos de circulação de pessoas, bens e recursos a ela associados, repercutem sobre os sistemas alimentares familiares no que se refere ao acesso aos alimentos, portanto, na segurança alimentar e nutricional das famílias caracterizadas pela multilocalização. Terceira, as práticas alimentares das famílias agrícolas são afetadas por programas governamentais distintos e pouco coordenados em seus objetivos – englobando o suporte à agricultura de base familiar (crédito, comercialização e assistência técnica) e o apoio direto às famílias (transferências) – bem como por ações de natureza pública em menor escala por iniciativa de organizações e movimentos sociais.

Estudos Sociedade e Agricultura é uma revista científica indexada de Ciências Sociais, dedicada aos estudos do mundo rural e temas correlatos. A revista é quadrimestral e publicada, ininterruptamente, desde 1993, e avaliada pela Classificação Qualis-CAPES como A3 em Sociologia.