Adoção da publicação em fluxo contínuo a partir de 2022

17-02-2022

Estudos Sociedade e Agricultura passa a adotar a publicação em fluxo contínuo.

A revista é publicada ininterruptamente desde 1993 – foi semestral entre 1993 e 2015 e quadrimestral entre 2016 e 2021 – e a agora a partir de 2022, seguindo a tendência das publicações científicas, passa a adotar o formato de publicação contínua (PC), no qual os artigos são publicados assim que avaliados, aprovados e revisados, sem a necessidade de aguardar o fechamento de um número completo. A revista já recebia submissões em fluxo contínuo (sem prazos definidos para envio, a não ser em Seções Temáticas)  e agora passará a adotar este formato também para publicação.

A publicação em fluxo contínuo de artigos promove rapidez no processo de comunicação com diversas vantagens para os autores e leitores, contribuindo para a aceleração do fluxo de artigos e de sua disponibilidade para leituras e citações e para o aumento do tempo de exposição do material, o que dará mais visibilidade à revista e aos trabalhos publicados.

Com a publicação em fluxo contínuo, as edições da Estudos Sociedade e Agricultura serão divididas em dois números anuais que permanecerão abertos (in progress) durante seu período vigente, o n. 1 de janeiro a junho e o n. 2 de julho a dezembro. À medida que os artigos forem avaliados, aceitos, revisados e diagramados, serão inseridos na edição corrente. Este processo continuará até que o número seja encerrado, ao final do período citado, para a abertura então do próximo.