Evolução recente do agronegócio no cerrado nordestino

Autores

  • Antônio Márcio Buainain Universidade Estadual de Campinas
  • Junior Ruiz Garcia Universidade Federal do Paraná

Resumo

A agricultura tem se constituído em uma atividade estratégica para o Brasil, em função do seu elevado dinamismo. O resultado prático tem sido a ocupação do território nacional. Desde os anos 1990 uma nova fronteira está sendo aberta no Brasil, porém em uma região marcada por restrições ecológicas, sociais e econômicas, o Cerrado Nordestino. O objetivo do trabalho é construir uma caracterização dessa região na tentativa de responder as seguintes questões: qual a localização do Cerrado Nordestino? Quais as características dessa ocupação e da região? Existe um padrão de organização da produção?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Márcio Buainain, Universidade Estadual de Campinas
    Graduação em Direito (Universidade do Estado do Rio de Janeiro -1977) e Ciências Econômicas (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro -1977), mestrado em economia (Universidade Federal de Pernambuco -1980) e doutorado em Ciência Econômica (Universidade Estadual de Campinas -1999). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, Propriedade Intelectual e inovação. Temas de pesquisa: reforma agrária, agricultura familiar, inovação tecnologócia, agronegócio e propriedade intelectual.
  • Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná
    Professor do Curso em Ciências Econômicas, do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Econômico do Departamento de Economia da UFPR . Economista pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestre em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2007), doutor em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da Unicamp e Pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental (NEEA) do Instituto de Economia do IE/Unicamp e do Núcleo de Economia Empresarial do Departamento de Economia da UFPR. Principais áreas de atuação: economia aplicada, economia regional e urbana, economia de empresas, agricultura e espaço, meio ambiente e ecológica e valoração e gestão dos recursos naturais. Além disso, possui habilidade no uso de SIG - Sistema de Informação Geográfica, importante ferramenta para a análise econômica, regional e econômico-ecológica.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

19-08-2015