Transformações agrárias na Itália de 1930 a 2010

Autores/as

  • Roberto Fanfani Professor e pesquisador do Doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar na Universidade de Bolonha/Itália.
  • Lucilla Spinelli Professora substituta na Universidade de Bolonha/Itália
  • Valdemar João Wesz Junior Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as transformações e dinâmicas agrárias ocorridas na Itália de 1930 a 2010, focalizando o debate nas unidades de produção, nos meios de condução do estabelecimento e nas formas de posse da terra. Para tanto, são utilizados os dados do Censo Geral da Agricultura. Os resultados apontam para importantes transformações ao longo dos últimos 80 anos, que não foram lineares nem uniformes. Entre as mudanças, destacam-se a concentração fundiária, o crescimento da gestão pela família (em detrimento da condução por assalariados) e o aumento do trabalho fora da unidade de produção (pluriatividade).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Roberto Fanfani, Professor e pesquisador do Doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar na Universidade de Bolonha/Itália.
    Professor  e pesquisador do Doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar na Universidade de Bolonha/Itália.
  • Lucilla Spinelli, Professora substituta na Universidade de Bolonha/Itália
    Professora substituta na Universidade de Bolonha/Itália
  • Valdemar João Wesz Junior, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)
    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)

Publicado

2014-09-25

Número

Sección

Ano 22 volume 1 - abril de 2014