A expansão dos empreendimentos portuários e seus efeitos sociais na vida cotidiana dos pescadores da Vila Nova – São José do Norte (RS)

Harbour enterprise expansion and its social effects on the everyday life of fishermen of Vila Nova – São José do Norte

Autores

  • William Héctor Gómez Soto Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil
  • Raquel Hadrich Silva Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v25n1-6

Resumo

Os autores fazem uma análise dos impactos dos empreendimentos portuários, realizados pela Empresa Estaleiros do Brasil Ltda. (EBR), na vida cotidiana dos pescadores artesanais da Vila Nova, em São José do Norte (RS). Estes empreendimentos, representando a ideia abstrata do progresso, destroem o modo de vida das comunidades. O artigo é resultado de uma pesquisa com os pescadores da Vila Nova, cujo espaço foi objeto de intervenção de parte da empresa mencionada. Foram realizadas entrevistas com os pescadores, que permitiram descobrir de que forma o desalojo do lugar de moradia afetou suas vidas, e ainda analisar as dificuldades da inserção em novos locais marginais. Porém, também se mostra que mesmo nesses lugares marginais, os membros da comunidade fazem resistência, desacatando as proibições da empresa, resistência também que se expressa nos próprios sonhos dos pescadores e suas famílias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • William Héctor Gómez Soto, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil

    Professor do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). E-mail: william.hector@gmail.com

  • Raquel Hadrich Silva, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Brasil

    Mestre em Sociologia pela UFPEL. E-mail: raquelhadrich@gmail.com

Downloads

Publicado

24-02-2017