Mercados institucionais: comercialização e aferição de produtos orgânicos

Institutional markets: commercialization and qualification of organic products

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-7

Resumo

Como forma de estimular a produção de alimentos saudáveis, com prudência ecológica, os mercados institucionais de alimentos passaram a demandar em seus editais produtos oriundos da agricultura orgânica. Porém os agricultores têm muitas dificuldades para levantar os custos logísticos de sua produção, sob pena de estarem tendo prejuízos, caso os negligenciem. Este trabalho teve como objetivo analisar o canal de comercialização de produtos orgânicos da agricultura familiar para o Pnae, a fim de propor uma alternativa para a aferição dos custos logísticos neste processo. Quanto aos objetivos, a pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. Quanto à abordagem, qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, foram utilizados a revisão sistemática da literatura, o estudo de caso em uma Cooperativa que recebe e comercializa produtos de agricultores orgânicos para o Pnae, além de uma análise documental. Os dados foram examinados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os custos logísticos têm influência direta na formação do preço final dos produtos oriundos da agricultura orgânica, notadamente os relacionados aos custos de transporte e aos custos administrativos. As informações apresentadas poderão servir, por um lado, para as Entidades Executoras na hora de formar os preços de referência dos produtos para publicação nas chamadas públicas, e por outro, para que os agricultores, na composição da formação de preços dos produtos, possam realizar uma avaliação mais qualificada dos preços predefinidos.
Palavras-chave: Mercados Institucionais; agricultura orgânica; formação de preços; custos logísticos.

LEITÃO, Fabrício Oliveira; SILVA, Warley Henrique; DEL GROSSI, Mauro Eduardo. Mercados institucionais: comercialização e aferição de produtos orgânicos. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 590-616, out. 2019.

Recebido em fevereiro de 2019.
Aceito em agosto de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabrício Oliveira Leitão, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Doutorado em Transportes, professor adjunto do Departamento de Administração e da Pós-graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (UnB), e membro do grupo de pesquisa Gecomp (Grupo de Estudos sobre a Sustentabilidade e Competitividade do Agronegócio) da Universidade de Brasília (UnB).
    E-mail: fabriciofol@hotmail.com
    https://orcid.org/0000-0003-4174-544X
    http://lattes.cnpq.br/7050062167480297

  • Warley Henrique Silva, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Mestrado em Agronegócios pela Universidade de Brasília (UnB).
    E-mail: warleyhsunai@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-8525-3039
    http://lattes.cnpq.br/7236173069594802

  • Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Doutorado em Economia, professor associado da Universidade de Brasília (UnB), integrante dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga) e em Gestão Pública (PPGP).
    E-mail: delgrossi@unb.br
    https://orcid.org/0000-0003-0091-0701
    http://lattes.cnpq.br/7311193008631856
     

Downloads

Publicado

01-10-2019