A relevância dos serviços de Ater na execução do Pronaf no município de Unaí – MG

The relevance of Ater services in the implementation of Pronaf in the municipality of Unaí – MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n1-9

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o processo de tomada do crédito, sua operacionalização e a percepção sobre os resultados do crédito do Pronaf no município de Unaí – MG, considerando as dificuldades levantadas na literatura acerca da execução do Pronaf, integrando abordagens quantitativa e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a agricultores familiares e de entrevistas dirigidas aos representantes das empresas de Ater e do Banco do Brasil. Entre os principais resultados, constatou-se que do ponto de vista dos agricultores persistem dificuldades na apresentação da documentação necessária; eles percebem o processo como burocrático e relatam atrasos prejudiciais na liberação dos recursos; os agentes de Ater procuram elaborar projetos exequíveis financeiramente e que atendam, simultaneamente, às necessidades dos agricultores familiares e às exigências do agente financeiro, mas foi verificada insuficiência dos serviços de Ater na fase de execução dos projetos; existem deficiências na comunicação entre o agente financeiro oficial e os agricultores familiares, ficando mais a cargo das Ater divulgar o Programa e as condições do crédito, as quais foram consideradas satisfatórias, porém sugere-se a revisão nas faixas de valores praticadas. Por fim, constatou-se que existe um consenso local de que o Pronaf gera resultados financeiros positivos para os beneficiários que conseguem acessar os recursos, e contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stela Mares Santos, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasilia (UnB) e especialização em Gestão do Agronegócio pela Faculdade de Ciências e Tecnologia de Unaí (FACTU). E-mail: stelamaressantos.25@gmail.com.

Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Professor associado da Universidade de Brasília (UnB), integrante dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios (Propaga) e de Gestão Pública (PPGP). E-mail: delgrossi@hotmail.com.

Downloads

Publicado

01-02-2018