Condomínios Rurais: revisão sistemática da literatura internacional

Rural Condominiums: systematic review of international literature

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-4

Resumo

A agricultura sofre com intensas mudanças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas, as quais influenciam organizações rurais. Nesse sentido, os Condomínios Rurais ganham destaque. O objetivo deste artigo é analisar quais foram os trabalhos já publicados internacionalmente sobre o tema Condomínios Rurais. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura internacional, com base no protocolo de Cronin, Ryan e Coughlan (2008) no período de 30 anos. Os resultados apontam que a literatura internacional sobre Condomínios Rurais é restrita e escassa, o que demonstra lacunas de pesquisa. Dentre os subtemas identificados na literatura internacional, os Condomínios Rurais evidenciam diversidade entre as atividades agropecuárias, caráter sustentável, economia com custos, produção em maior escala, barganha de preços e otimização do trabalho, como também avanço para outras atividades rurais e estudos sobre redes e governança. Além disso, existe uma maior concentração de Condomínios Rurais no Paraná/Brasil, e a conjuntura político-econômica de cada região pode auxiliar com o desenvolvimento de novos Condomínios, os quais são pertinentes para o crescimento e competitividade no Agronegócio. Este trabalho contribui com a literatura, que é escassa, e mostra horizontes para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre Condomínios Rurais.
Palavras-chave: Condomínios Rurais; revisão sistemática de literatura internacional; agronegócio.

FILIPPI, Amanda Cristina Gaban; GUARNIERI, Patricia; CUNHA, Cleyzer Adrian. Condomínios Rurais: revisão sistemática da literatura internacional. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 525-546, out. 2019.

Recebido em maio de 2019.
Aceito em agosto de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Cristina Gaban Filippi, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professora substituta da Universidade de Brasília (UnB), membro do Grupo de Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão da Universidade de Brasília (GOMETA/Unb) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management (Gealogs).
    E-mail: amandagaban@hotmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-8856-2312
    http://lattes.cnpq.br/2180503863633488

  • Patricia Guarnieri, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, Distrito Federal, Brasil

    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão (Gometa), do Grupo de Gestão de Pessoas e Clientes (GP2C) e líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Avançados em Logística e SCM (Gealogs).
    E-mail: profpatriciaunb@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0001-5298-5348
    http://lattes.cnpq.br/7909091619260597

  • Cleyzer Adrian da Cunha, Universidade Federal de Goiás (UFG) – Goiânia, Goiás, Brasil

    Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pós-doutorado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EESP/FGV) e professor do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).
    E-mail: cleyzercunha@gmail.com
    https://orcid.org/0000-0003-1650-699X
    http://lattes.cnpq.br/8809108474226649

Downloads

Publicado

01-10-2019