Transformações da paisagem rural no oeste catarinense e suas (prováveis) relações com as mudanças nas tecnologias agrícolas

Transformations of the rural landscapes in the West of Santa Catarina and its (likely) relations with changes in agricultural Technologies

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n2-2

Resumo

As paisagens rurais, produto da história de antropização dos sistemas naturais, apresentam novas feições, no atual período em que as necessidades de ganhos financeiros aceleram cada vez mais os processos de exploração econômica dos recursos existentes. Nesta trama que envolve relações econômicas, sociais, culturais e ambientais, nos propomos a apresentar, com este trabalho, as transformações produtivas que implicaram mudanças nas paisagens rurais no oeste catarinense, no período de 1997 a 2016, a partir de dados do uso do solo pela agricultura e a pecuária. Os dados utilizados são da Pesquisa Agrícola Municipal – PAM e Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. A apresentação é realizada a partir de mapas temáticos, tendo como base organizativa as cinco Unidades de Paisagem Regional (WELTER, 2006). Observamos uma mudança estrutural intensa nas paisagens rurais regionais, com a reorganização dos espaços de produção agropecuária de acordo com a estrutura física, técnica, tecnologias aplicadas e o histórico de ocupação antrópica, provocada pela demanda de commodities agropecuárias.
Palavras-chave: paisagens rurais; agricultura familiar; Oeste Catarinense; produção agropecuária.

COLETTI, Tomé; AMORA, Ana Maria Gadelha Albano. Transformações da paisagem rural no oeste catarinense e suas (prováveis) relações com as mudanças nas tecnologias agrícolas. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 2, p. 255-281, jun. 2019.

Recebido em abril de 2019.
Aceito em maio de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tomé Coletti, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil

    Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Arquitetura no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/UFRJ) e professor de Economia na Faculdade Santa Rita.
    E-mail: tomecoletti@yahoo.com.br
    http://lattes.cnpq.br/9633056500514511

  • Ana Maria Gadelha Albano Amora, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

    Doutorado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) e professora adjunta da Faculdade e Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
    E-mail: aaamora@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/0564473021430652

Downloads

Publicado

01-06-2019