Traçando possibilidades metodológicas para os desafios dos estudos do consumo na agroecologia

Tracing methodological possibilities for the challenges of consumption studies in agroecology

Autores

  • Maria Luiza de Andrade Benini Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil
  • Roberto Donato da Silva Júnior Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n2-6

Resumo

A agroecologia propõe a incorporação de práticas sustentáveis na produção agrícola e consequentemente o desenvolvimento de novos canais de comercialização que dialoguem com esse produto agrícola. Entretanto, apesar dos esforços na criação desses espaços e na tentativa de diálogo entre o ambiente de produção e consumo, há uma predileção para debates e investimentos de recursos em produção. Pudemos observar essa distinção (quantitativa e qualitativa) revisando a literatura científica no período de 2008 a 2018. Esse artigo objetiva realizar uma reflexão histórica sobre os motivos dessa hierarquização na relação entre produção e consumo a partir da compreensão do mercado para economia neoclássica, sociologia econômica e nova sociologia econômica. O consumo é discutido a partir das contribuições da sociologia e antropologia do consumo. Destacamos ainda as complexidades e desafios dos estudos do consumo. Por fim, apresentamos aspectos metodológicos para viabilizar uma redefinição entre essa relação dentro do contexto da agroecologia.
Palavras-chave: consumo; agroecologia; Sociologia do consumo; Politização do consumo; consumo alimentar; etnografia.

BENINI, Maria Luiza de Andrade; SILVA JÚNIOR, Roberto Donato. Traçando possibilidades metodológicas para os desafios dos estudos do consumo na agroecologia. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 2, p. 352-370, jun. 2019.

Recebido em janeiro de 2019.
Aceito em março de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Luiza de Andrade Benini, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

    Mestrado no programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
    E-mail: malubenini@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/0695217058305786

  • Roberto Donato da Silva Júnior, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

    Professor Doutor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuante no Núcleo Geral Comum (NGC), Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM/IFCH).
    E-mail: roberto.junior@fca.unicamp.br
    http://lattes.cnpq.br/7518016994573423

Downloads

Publicado

01-06-2019