Comunidade que Sustenta a Agricultura: a CSA de Belo Horizonte à luz de suas possibilidades e desafios

Community that sustains agriculture: CSA of Belo Horizonte in the light of its possibilities and challenges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n2-7

Resumo

Nos últimos anos observa-se avanço de modelos alternativos de consumo, que buscam restaurar as relações entre consumidores e produtores, como a Comunidade que Sustenta a Agricultura – CSA. Seguindo esta proposta, apesar da rápida expansão no Brasil, ainda se observam lacunas em trabalhos científicos que exploram as suas práticas. Com o intuito de contribuir com elementos empíricos para o movimento da CSA, o presente artigo propôs externar a atuação da experiência belo-horizontina, evidenciando suas conquistas e desafios. Em termos metodológicos, se recorreu a um estudo de caso, a partir da observação participante e entrevistas semiestruturadas com os agricultores e coprodutores. Os resultados da pesquisa apresentaram práticas organizacionais inovadoras que ilustram o potencial de apoiar o pequeno agricultor e suas famílias de forma a proporcionar estabilidade e caminhos alternativos para a realidade do campo. No entanto, dentre os limites, vale ressaltar que na medida em que o grupo se expandiu, a proximidade entre agricultor e coprodutor tem-se tornado mais difícil, o que coloca para o grupo o desafio da mudança de postura do consumo tradicional e com ela o maior envolvimento e participação da CSA enquanto uma comunidade.
Palavras-chave: CSA; Belo Horizonte; inovações; desafios.

OLIVEIRA, Fernanda Antunes de; PEREIRA, Rafael Diogo; CALBINO, Daniel. Comunidade que Sustenta a Agricultura: a CSA de Belo Horizonte à luz de suas possibilidades e desafios. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 2, p. 371-393, jun. 2019.

Recebido em abril de 2019.
Aceito em maio de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Antunes de Oliveira, Fundação Getúlio Vargas (FGV–SP), Brasil

    Doutoranda em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV–SP) e bolsista CAPES.
    E-mail: fernandaa.oliveira18@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/6687330789443572

  • Rafael Diogo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    Doutorado em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Espanha e professor do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    E-mail: rdp.ufmg@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/4712895499354392

  • Daniel Calbino, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Brasil

    Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGED/UFVJM).
    E-mail: dcalbino@ufsj.edu.br
    http://lattes.cnpq.br/4784709340714266

Downloads

Publicado

01-06-2019