Tecnologias de Informação e Comunicação, o outro viés da sustentabilidade: um olhar para o rural do município de Saudade do Iguaçu (PR)

Information and Communication Technologies, the other bias of sustainability: a look at the rural county of Saudade do Iguaçu (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-9

Resumo

O desenvolvimento sustentável preconiza a equidade das dimensões sociais, ambientais e econômicas, pois o desenvolvimento é um processo complexo e multidimensional. O elemento social é de suma importância para o alcance da sustentabilidade, pois vivemos em uma sociedade baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), trazendo ao cenário social as tecnologias em ritmo acelerado e contribuindo para a construção de uma comunicação ágil e eficaz. A tecnologia e o acesso à comunicação são direitos da população, na falta dessa disponibilização surgem desafios e lutas para garantir o acesso as TICs. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender a percepção dos agricultores familiares do município de Saudade do Iguaçu, Paraná, no que se refere a qualidade e acesso as TICs no meio rural e a importância desses serviços na reprodução social e no desenvolvimento rural sustentável.  A metodologia escolhida foi a qualitativa, sendo realizadas vinte e seis entrevistas semiestruturadas com os agricultores do município. Concluiu-se que o rural do município de Saudade do Iguaçu ainda apresenta dificuldades ao acesso as TICs, no que tange ao sinal da telefonia e de internet. Ainda, a realidade do município demonstra o papel direto das TICs para os jovens rurais, tanto para auxiliar os pais no uso, quanto estratégia para a permanência e reprodução da agricultura familiar. Portanto, para que haja o acesso de qualidade das TICs nas áreas rurais devem ser pensadas estratégias e políticas públicas de expansão do sinal digital e ações de inclusão digital para adultos e idosos.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; agricultura familiar; desenvolvimento rural sustentável; acessibilidade; sustentabilidade social.

LORA, Mayza Izadora; GODOY, Cristiane Maria Tonetto; GODOY, Wilson Itamar; MARINI, Marcos Junior. Tecnologias de Informação e Comunicação, o outro viés da sustentabilidade: um olhar para o rural do município de Saudade do Iguaçu (PR). Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 185-206, fev. 2019

Recebido em julho de 2018.
Aceito em janeiro de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayza Izadora Lora, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

Mestrado em Desenvolvimento Regional (Ambiente e Sustentabilidade) pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR).
E-mail: mayza_lora@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/2179854267094202

Cristiane Maria Tonetto Godoy, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e bolsista pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).
Email: guriaccr@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/0677941801050497

Wilson Itamar Godoy, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor associado nível 2 no Curso de Agronomia da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).
E-mail: wigodoy@utfpr.edu.br
http://lattes.cnpq.br/9054824112491709

Marcos Junior Marini, Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), Brasil

Doutorado em Tecnologia, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) e pesquisador dos grupos de pesquisa "Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional" e "Políticas Públicas e Dinâmicas de Desenvolvimento Territorial".
E-mail: marini@utfpr.edu.br
http://lattes.cnpq.br/7779355795284015

Downloads

Publicado

2019-02-01