Entre a reconexão e a revalorização: a constituição de convenções em mercados da agricultura familiar no Brasil, na Itália e na França

Between reconnection and revalorization: the constitution of conventions on family farm markets in Brazil, Italy and France

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n3-1

Resumo

A dinamicidade do cenário contemporâneo do setor agroalimentar trouxe transformações nas interpretações e condutas das relações entre produtores e consumidores de alimentos. Crises alimentares, oscilações de preços, padrões de qualidades, são alguns dos critérios ressignificados relativos à retomada ou à revalorização de relações mais próximas entre os agricultores, os produtores de alimentos e os consumidores finais. No que se refere a esse debate, buscamos compreender as convenções que orientam os novos/velhos mercados da agricultura familiar no contexto de dois países europeus, França e Itália, e no sul do Brasil. Partindo de entrevistas semiestruturadas e observação participante, foram analisados casos de mercados da agricultura familiar nesses países, os quais ocorrem por meio de relações diretas de comercialização do produtor com o consumidor final. Nesse contexto, novos mercados se dão principalmente a partir da constituição de um conjunto de novas convenções de qualidade e valorização dos produtos, as quais são construídas em um processo de coparticipação entre distintos atores e organizações, permeados principalmente por processos e relações que envolvem produtores e consumidores.
Palavra-chave: mercados; agricultura familiar; Brasil; Itália; França.

VENDRUSCOLO, Rafaela; MATTE, Alessandra; VENTURA, Flaminia; TOURRAND, Jean François; WAQUIL, Paulo Dabdab. Entre a reconexão e a revalorização: a constituição de convenções em mercados da agricultura familiar no Brasil, na Itália e na França. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 495-516, out. 2018.

Recebido em março de 2018.
Aceito em agosto de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaela Vendruscolo, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Brasil

    Doutorado em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) e docente no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR).
    E-mail: rafaela.vendruscolo@iffarroupilha.edu.br
    http://lattes.cnpq.br/6556515957007706

  • Alessandra Matte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Doutorado em Desenvolvimento Rural e pós-doutoranda em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) e bolsista Capes/Fapergs DocFix.
    E-mail: alessandramatte@yahoo.com.br
    http://lattes.cnpq.br/4891738079879327

  • Flaminia Ventura, Università degli Studi di Perugia, Itália

    Professora na Universidade de Perguria, Itália.
    E-mail: flaminia.ventura@unipg.it
    https://www.researchgate.net/profile/Flaminia_Ventura

  • Jean François Tourrand, Centre de coopération internationale en recherche agronomique pour le développement (CIRAD), França

    Doutorado em Ciência Animal pela Universidade Paris XII, professor visitante na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), Montpellier, França.
    E-mail: tourrand@aol.com
    https://www.researchgate.net/profile/Jean_Tourrand

  • Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Doutorado em Economia Agrícola pela University of Wisconsin, Madison, EUA, professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e Agronegócios (CEPAN).
    E-mail: waquil@ufrgs.br
    http://lattes.cnpq.br/4781103785991122

Downloads

Publicado

01-10-2018