Economia madeireira no Pará: análise da regulação a partir dos autos de infrações de flora

Timber economy in Pará: analysis of regulation based on records of infractions affecting flora

Autores

  • Daiana Brito Santos Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
  • Rosa Elizabeth Acevedo Marin Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Resumo

A partir do debate a respeito da regulação e institucionalização do mercado madeireiro na Amazônia paraense com vistas aos dados dos autos de infrações de flora do IBAMA, o presente estudo propõe compreender as dificuldades por parte do Estado para estabelecer o controle e regulação da exploração madeireira e indicar os atos dos agentes econômicos visados pelos instrumentos de controle, sobretudo no Arquipélago do Marajó. Constata-se que o posicionamento do Estado face à atividade madeireira clandestina não se direciona para a regulação eficiente desse mercado, bem como carece de políticas públicas coerentes para solucionar os conflitos territoriais e combater o desmatamento. A exigência legal do projeto de manejo para exploração florestal não significa que essa exploração ocorre de maneira equilibrada do ponto de vista da extração racional do recurso florestal e do próprio uso da terra que se revela mascarada por “ações de sustentabilidade”: grandes agentes madeireiros com selos “verdes” devastam a floresta e os números de autos de infrações são cada vez mais elevados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiana Brito Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

    Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA).
    E-mail: dai.dbrito@hotmail.com

  • Rosa Elizabeth Acevedo Marin, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
    Socióloga, doutorado em História e Civilização pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, França) e professora e pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA-UFPA). E-mail: ream30@hotmail.com

Downloads

Publicado

22-04-2016