Chamada de Trabalhos aberta – Seção Temática "Mulheres, territorialidades e epistemologias feministas: conflitos, resistências e (re)existências"

11-07-2022

A Seção Temática (ST) será organizada por uma comissão composta pelas professoras Fabrina Furtado (UFRRJ), Ana Carneiro (UFSB) e Dibe Ayoub (UFF).

Edital completo em: https://drive.google.com/file/d/1eaKE4_37T8iAKmLx602WpIx93E6CtnAU/view?usp=sharing.

Os coletivos de mulheres que se engajam na defesa de terras e territórios, em contextos de expansão da fronteira agroextrativista e de projetos desenvolvimentistas, buscam a proteção do ambiente e da terra não apenas como meios de sobrevivência econômica, mas sobretudo como fonte da vida de modo mais amplo. Nesse sentido, afirmam e qualificam a conexão entre o território e o corpo, e entre as violências vividas nas lutas por terras e as violências contra os corpos das mulheres.

Esta seção temática busca trabalhos que reflitam sobre como esses diferentes coletivos articulam-se em prol da circulação e defesa da vida, do corpo, do território e da natureza. As organizadoras têm interesse em análises que considerem esses movimentos – que podem ou não se reconhecer na chave dos “feminismos” – como criadores de conhecimentos e saberes diversos. Parte-se da premissa de que estes saberes são capazes de problematizar e ampliar definições correntes sobre o que constitui o fazer político nos processos em defesa da terra e do território, e contribuem para o debate sobre epistemologias feministas no tratamento das questões agrárias e socioambientais.

Pretende-se reunir artigos que adotem abordagens tecidas nas próprias resistências e (re)existências, sendo bem-vindos trabalhos escritos pelas próprias mulheres envolvidas em tais processos, ou que sejam redigidos em diálogo explícito com as perspectivas trazidas por elas. Serão contempladas propostas fundamentadas nos feminismos antirracista e descolonial; na justiça ambiental e ecologia política feminista; nos saberes e práticas tradicionais; na economia feminista; na agroecologia; na luta em defesa dos territórios ou pela reforma agrária.

 

Os artigos devem ser enviados até o dia 30 de outubro de 2022, por meio do sistema de submissão da revista Estudos Sociedade e Agricultura (revistaesa.com).


Previsão de publicação: 1º semestre de 2023

 

Normas para apresentação de artigos

1. Serão aceitos textos na forma de artigo.

2. Caberá às organizadoras da ST e ao Comitê Editorial a decisão final sobre a publicação dos textos.

3. Os originais devem respeitar todas as condições para submissão e diretrizes para autores da revista (https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/about/ submissions) e serão selecionados, preferencialmente, artigos de autores (principalmente o primeiro autor) vinculados a departamentos e programas de pós-graduação dentro das Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), que é o escopo da revista ESA.

4. A análise e a avaliação dos artigos submetidos serão feitas em etapas. Na primeira, o Comitê Editorial analisará os artigos, verificando se obedecem às diretrizes da revista. Depois, as organizadoras avaliarão se os artigos estão dentro do escopo da ST e, aqueles considerados aptos, passarão por uma avaliação cega feita por dois avaliadores ad hoc que emitirão pareceres sobre a pertinência da publicação. Após essa avaliação poderão ser sugeridas aos autores modificações nos trabalhos. Todos os artigos passarão pelo sistema de avaliação cega por pares da revista ESA.

5. Importante: no campo “Comentários para o Editor”, durante o processo de submissão, solicitamos que informe que se trata de artigo para a Seção Temática “Mulheres, territorialidades e epistemologias feministas: conflitos, resistências e (re)existências” para que a submissão se diferencie do fluxo contínuo da revista ou das demais STs que eventualmente também estejam com chamadas abertas.

 

Dúvidas e mais informações: estudoscpda@gmail.com