Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira
Interpreting Antares – a laboratory of Brazilian political-social relations
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v28n3-2Resumo
Incidente em Antares, livro de Érico Veríssimo, divide-se em duas partes. A primeira, Antares, refere-se ao processo histórico de formação das relações político-sociais neste imaginário município do interior gaúcho. Já na parte do Incidente o autor remexe no submundo da vida privada brasileira. Em ambas, porém, adentra-se nos meandros tanto de um aparato público-institucional extremamente corrompido e decomposto como no interior daquela que seria a primeira instituição nacional, a família. Partindo da ideia de que, pensada historicamente, Antares pode ser lida como um laboratório social das relações político-sociais à brasileira, o artigo toma como objeto a primeira parte do livro para, através dos eventos e fatos apresentados, estabelecer um diálogo reflexivo com outros intérpretes do pensamento social brasileiro. Para tanto, visando preservar a coerência e ambiência históricas que inspiraram seu idealizador, a quase totalidade dos autores aqui selecionados ou escreveram antes da publicação do livro de Veríssimo, ou são seus contemporâneos.
Palavras-chave: interpretações de Brasil; pensamento social brasileiro; Incidente em Antares; mandonismo; coronelismo.
Como citar
GERHARDT, Cleyton. Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 508-549, out. 2020. DOI: https://www.doi.org/10.36920/esa-v28n3-2.
Recebido em 18 de julho de 2020. Aceito em 31 de agosto de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cleyton Gerhardt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).