Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira

Interpreting Antares – a laboratory of Brazilian political-social relations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n3-2

Resumo

Incidente em Antares, livro de Érico Veríssimo, divide-se em duas partes. A primeira, Antares, refere-se ao processo histórico de formação das relações político-sociais neste imaginário município do interior gaúcho. Já na parte do Incidente o autor remexe no submundo da vida privada brasileira. Em ambas, porém, adentra-se nos meandros tanto de um aparato público-institucional extremamente corrompido e decomposto como no interior daquela que seria a primeira instituição nacional, a família. Partindo da ideia de que, pensada historicamente, Antares pode ser lida como um laboratório social das relações político-sociais à brasileira, o artigo toma como objeto a primeira parte do livro para, através dos eventos e fatos apresentados, estabelecer um diálogo reflexivo com outros intérpretes do pensamento social brasileiro. Para tanto, visando preservar a coerência e ambiência históricas que inspiraram seu idealizador, a quase totalidade dos autores aqui selecionados ou escreveram antes da publicação do livro de Veríssimo, ou são seus contemporâneos.
Palavras-chave: interpretações de Brasil; pensamento social brasileiro; Incidente em Antares; mandonismo; coronelismo.


Como citar
GERHARDT, Cleyton. Interpretando Antares – um laboratório das relações político-sociais à brasileira. Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 508-549, out. 2020. DOI: https://www.doi.org/10.36920/esa-v28n3-2.

Recebido em 18 de julho de 2020.  Aceito em 31 de agosto de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleyton Gerhardt, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor Adjunto e pesquisador no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID/UFRJ). Doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ).
cleytonger@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0001-7493-2458
http://lattes.cnpq.br/0021566933081538

Downloads

Publicado

2020-10-01