Da reforma agrária ao agronegócio: notas sobre dinâmicas territoriais na fronteira agropecuária amazônica a partir do município de Apuí (sul do Amazonas)
From agrarian reform to agribusiness: notes on territorial dynamics on the Amazonian agricultural frontier based on the municipality of Apuí (southern Amazonas)
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v28n2-6Resumo
O artigo busca refletir sobre o processo que permitiu a formação do agronegócio no Amazonas, tomando como foco o município de Apuí. Para tal analisamos os diversos fluxos migratórios e as políticas de desenvolvimento dirigidas para o sul do Amazonas desde a década de 1980. Procurou-se demonstrar como o maior assentamento rural do país (Projeto de Assentamento Rio Juma) tornou-se uma das áreas de maior crescimento do rebanho bovino da Amazonia. Demonstramos como iniciativas do Estado produzidas para o fortalecimento da agricultura familiar e segurança territorial de pequenos agricultores foram utilizadas para o investimento nas criações de gado e regularização fundiária de grandes fazendas. Por fim analisamos como esta configuração estimulou o agronegócio, dinamizou o mercado de terras e estimulou os grandes incêndios florestais em Apuí.
Palavras-chave: Apuí; Sul do Amazonas; incêndios florestais; agronegócio; pecuária.
Artigo recebido em 12 de fevereiro de 2020. Aceito em 24 de abril de 2020.
Como citar
GALUCH, Mariana Vieira; MENEZES, Thereza Cristina Cardoso. Da reforma agrária ao agronegócio: notas sobre dinâmicas territoriais na fronteira agropecuária amazônica a partir do município de Apuí (Sul do Amazonas). Estudos Sociedade e Agricultura, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 388-412, jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mariana Vieira Galuch, Thereza Cristina Cardoso Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).