Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar

Consumer knowledge about quality labelling concepts linked to family farming

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n1-6

Resumo

A agricultura familiar tem o desafio de se inserir nas Cadeias Longas de Comercialização. Neste contexto, os processos produtivos devem ser comunicados ao mercado por meio de selos de qualidade. O valor agregado do produto aumenta quando os conceitos ligados ao selo são conhecidos pelos consumidores. O objetivo do trabalho foi o de avaliar o conhecimento dos consumidores a respeito dos conceitos relacionados a selos de qualidade em Dracena/SP. Para isso, foram feitas 257 entrevistas pessoais com o auxílio de questionário estruturado, entre abril e junho de 2018. Os resultados indicam que 1/3 dos consumidores desconhecem a agricultura orgânica e pouco mais da metade desconhecem os conceitos da agricultura familiar. Os produtos de quilombos e de comércio justo são praticamente desconhecidos em Dracena. Verificou-se uma relação positiva entre os níveis de estudos e o conhecimento da agricultura familiar e produtos orgânicos. Como conclusão, o trabalho mostrou que é preciso realizar um amplo e contínuo trabalho de informação dos consumidores sobre os selos de qualidade.
Palavras-chave: Selo de Identificação da Agricultura familiar (Sipaf); Selo de Quilombo do Brasil; Selo FairTrade; Selo de Produto Orgânico do Brasil; Cadeia Longa de Comercialização.

GROOT, Etiénne. Conhecimento sobre os conceitos de selos de qualidade vinculados à agricultura familiar. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 136-155, fev. 2020.

Recebido em 7 de outubro de 2019.
Aceito em 8 de janeiro de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Etiénne Groot, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) – Dracena, São Paulo, Brasil

Doutorado em Economia pela Universidade de Zaragoza (UNIZAR). Professor nos cursos de Zootecnia e Engenharia Agronômica, da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
E-mail: etienne.groot@unesp.br
https://orcid.org/0000-0001-8234-0540
http://lattes.cnpq.br/6404751145281680

Downloads

Publicado

2020-02-01