‘Admirável Bode Novo’: regionalismo e ruralismo em defesa da caprinocultura no semiárido nordestino

Brave "New Goat": regionalism and ruralism in defense of caprinoculture in the Brazilian Northeast

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v28n1-5

Resumo

A criação de caprinos foi, nas últimas décadas, alvo de forte investimento no semiárido nordestino. E isso se deu para além de fatores econômicos: há um forte viés regionalista que orienta desde eventos turísticos e gastronômicos a feiras de agropecuária em várias cidades da região, e que legitima a pecuária de caprinos como autêntico símbolo “sertanejo”. Este artigo analisa as condições de produção dessa crença relacionando-as à forma como frações de elites pecuaristas do Nordeste firmaram uma ideia de convivência com as secas. Ao mapear esse campo de disputas utilizo como fontes manuais de zootecnia, revistas das associações e entidades representativas de grandes pecuaristas nordestinas (edições de 1980-2013). Este artigo conclui que a legitimidade para o atual status valorizado da caprinocultura no semiárido parte de dois movimentos de frações da elite pecuarista.  De um lado, desqualificando a percepção e as lógicas de reciprocidade – da “miunça e criação” – dos caprinos para os pobres, do outro, aproximando a percepção e exaltação regional da caprinocultura com a imagem de uma “vocação rural” brasileira, argumento do ruralismo de setores do agronegócio nacional.
Palavras-chave: elite pecuarista; caprinocultura; regionalismo; ruralismo; semiárido nordestino.

MENESES, Valdênio Freitas. ‘Admirável Bode Novo’: regionalismo e ruralismo em defesa da caprinocultura no semiárido nordestino. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 28, n. 1, p. 109-135, fev. 2020.

Recebido em 22 de novembro de 2019.
Aceito em 6 de janeiro de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdênio Freitas Meneses, Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau) – Aracaju, Sergipe, Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) com período sanduíche na Université Paris I Panthéon Sorbonne nos quadros do Centre Européen de Sociologie et Science Politique (CESSP) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Professor do Departamento de Direito da Uninassau. Vencedor do Prêmio Capes de Tese 2019 na Área de Sociologia.
E-mail: valdeniofmeneses@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0002-1914-9265
http://lattes.cnpq.br/0511840894418595

Downloads

Publicado

2020-02-01