Condicionantes à absorção tecnológica em unidades agrícolas de produção de cacau do sul da Bahia

Conditions of technological absorption in cocoa production units of the south of Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-8

Resumo

A produção de cacau no sul da Bahia representa segmento e região não beneficiária do desenvolvimento tecnológico agrícola nacional e, por consequência, convive com pobreza e baixa produtividade em função do restrito aporte tecnológico empregado na lavoura. Essa configuração implica a necessidade de absorção tecnológica nesse ambiente agrícola, o que perpassa anteriormente pelo diagnóstico e análise do estado das condicionantes que interferem nesse processo. Para tanto, o presente estudo propôs a identificação e construção de um modelo analítico-conceitual das condicionantes que interferem na absorção tecnológica de produtores de cacau do sul da Bahia. O modelo foi aplicado aos produtores no formato de um estudo quantitativo do tipo survey, visando à identificação de suas percepções diante das condicionantes, seguida de uma verificação estatística de possíveis interferências da localização e do porte das unidades de produção sobre essas percepções. Os resultados indicaram que os produtores investigados, embora propícios à absorção tecnológica, perceberam a existência de condicionantes restritivas à absorção tecnológica. Além disto, para algumas condicionantes, a localização e o tamanho das unidades de produção influenciaram a percepção dos produtores. Por fim, o estudo contribui para a investigação de condicionantes à absorção tecnológica em segmentos e regiões agrícolas à margem do processo de desenvolvimento tecnológico e serve de base metodológica para estudos em outros ambientes agrícolas com características tecnológicas semelhantes.
Palavras-chave: agricultura; políticas públicas; desenvolvimento regional.

TRINDADE, Lucas Xavier; PEREIRA, João Pedro de Castro Nunes. Condicionantes à absorção tecnológica em unidades agrícolas de produção de cacau do sul da Bahia. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 617-644, out. 2019.

Recebido em maio de 2019.
Aceito em agosto de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Xavier Trindade, Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, Bahia, Brasil

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE).
E-mail: ltrindade@ufba.br
https://orcid.org/0000-0002-7348-4347
http://lattes.cnpq.br/9408313070091894

João Pedro de Castro Nunes Pereira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – Ilhéus, Bahia, Brasil

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do curso de Engenharia de Produção e professor orientador no mestrado de Economia Regional e Políticas Públicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
E-mail: jpcnpereira@uesc.br
https://orcid.org/0000-0001-5989-7359
http://lattes.cnpq.br/9289298095076064

Downloads

Publicado

01-10-2019