Value capture analysis of small organic growers and their distribution channels in California

Análise de Captura de Valor de pequenos produtores orgânicos e seus canais de distribuição na Califórnia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-6

Resumo

Os Estados Unidos registraram um forte crescimento na produção produtos orgânicos, medido tanto por terras aráveis dedicadas a produtos orgânicos quanto pelo valor do mercado de produtos orgânicos. Entre os países que produzem esses produtos, é o terceiro maior em termos de terras aráveis dedicadas à produção orgânica. Além disso, os EUA têm o maior consumo de produtos orgânicos. A decisão tomada pelos pequenos produtores ao escolher quais canais de vendas acessar é uma questão complicada. Na Califórnia, estado com a maior quantidade de terra usada para agricultura orgânica, pequenos produtores orgânicos usam entre dois e quatro canais de distribuição para vender seus produtos. O principal objetivo deste artigo é identificar até que ponto os principais canais de distribuição usados pelos produtores para vender seus produtos resultam na captura de valor pelo produtor ou por seus canais de distribuição. O estudo constata que os produtores concentram suas vendas em canais onde capturam maior valor e usam canais secundários para escoar produtos que não podem ser facilmente vendidos através de canais prioritários. Além disso, os produtores usam canais de vendas diretas, como os mercados dos agricultores – apesar dos ativos altamente específicos envolvidos nesta transação, devido aos grandes investimentos necessários para acessá-los – porque fornecem o maior retorno em termos de valor do produto entre os vários canais de distribuição.
Palavras-chave: produção orgânica; captura de valor; canais de distribuição; cadeia de suprimentos.

SCALCO, Andréa Rossi; BAKER, Gregory A. Value capture analysis of small organic growers and their distribution channels in California. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 566-589, out. 2019.

Recebido em março de 2019.
Aceito em julho de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréa Rossi Scalco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) – Tupã, São Paulo, Brasil

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professora assistente doutor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas no Agronegócio (CEPEAGRO).
    E-mail: andrea.scalco@unesp.br
    https://orcid.org/0000-0001-8039-9450
    http://lattes.cnpq.br/8342732369701029

  • Gregory Baker, Santa Clara University (SCU) – Santa Clara, California, USA

    Doutorado em Economia Agrícola pela Purdue University, professor no Departamento de Gestão e Empreendedorismo da Santa Clara University e diretor executivo no Centro de Inovação e Empreendedorismo Alimentar (Center for Food Innovation and Entrepreneurship – CFIE).
    E-mail: gbaker@scu.edu
    https://orcid.org/0000-0002-7535-3324
    https://www.researchgate.net/profile/Gregory_Baker2

Publicado

01-10-2019