Pensamento complexo, agroecologia e agrotóxicos: análise da inter-relação entre ciência, movimentos sociais e mídia no processo de construção social das informações sobre toxidade e risco
Complex thinking, agroecology and pesticides: analysis of the interrelation between science, social movements and the media in the process of social construction of information about toxicity and risk
DOI:
https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-5Resumo
Este artigo apresenta os princípios do pensamento complexo aplicado à agroecologia e como estes parâmetros podem ser úteis para observar contextos e conexões nem sempre levados em consideração na construção de uma pesquisa científica relacionada aos agrotóxicos. O artigo analisa a argumentação, o enquadramento e as fontes de matérias jornalísticas referentes à pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que avaliou riscos dos agrotóxicos para o consumidor final. A análise dos textos apresenta diferentes possibilidades de construção da notícia e a influência das fontes na condução do enquadramento dado ao tema e na interpretação dos dados e do relatório de uma pesquisa científica.
Palavras-chave: agroecologia; pensamento complexo; sociologia ambiental; comunicação ambiental.
PAIVA, Raquel Lucena. Pensamento complexo, agroecologia e agrotóxicos: análise da inter-relação entre ciência, movimentos sociais e mídia no processo de construção social das informações sobre toxidade e risco. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 547-565, out. 2019.
Recebido em junho de 2019.
Aceito em setembro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Raquel Lucena Paiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).