Instrumentos da reforma agrária: um estudo de caso da Comunidade Rural de Sebastião Lan II

Agrarian reform instruments: a case study of the Sebastião Lan II Rural Community

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n3-1

Resumo

Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa de longa duração sobre a comunidade rural de Sebastião Lan II, um projeto de assentamento no interior do estado do Rio de Janeiro, a partir do qual refletimos sobre os instrumentos técnicos acionados pelo órgão estatal responsável pela política de reforma agrária. Apesar da impossibilidade ou da dificuldade para viabilizarmos o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) na região do Vale do São João (Silva Jardim-RJ), pretendemos analisar duas ferramentas utilizadas como locus privilegiado para compreender as complexidades diante dos limites de modelos de desenvolvimento preconcebidos dos agentes do Estado: o Relatório Ocupacional e o Relatório de Viabilidade Ambiental. A análise sobre os procedimentos deste processo de ressocialização de trabalhadores rurais tende a revelar uma tensão complementar entre utopias e conservadorismos, que aparentemente negam ambiguidades e potencialidades das relações sociais em transição.
Palavras-chave: reforma agrária; Incra; relatórios; Sebastião Lan II; projeto de desenvolvimento sustentável.

COSTA, Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da. Instrumentos da reforma agrária: um estudo de caso da Comunidade Rural de Sebastião Lan II. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 3, p. 454-482, out. 2019.

Recebido em julho de 2019.
Aceito em agosto de 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Bezerra de Menezes Lobato da Costa, Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba, Paraná, Brasil

Docente do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pesquisador do Centro de Estudos Rurais e Ambientais do Paraná (CERU/UFPR), do Observatório Fundiário Fluminense (OBFF/UFF) e do GT Ecosocial (UFF), mestrado e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF).
E-mail: rodolfolobato@hotmail.com
https://orcid.org/0000-0001-6304-3831
http://lattes.cnpq.br/5041074560317139

Downloads

Publicado

01-10-2019