Traçando a saída para o desenvolvimento: o caso do Corredor de Nacala em Moçambique

Tracing a path toward development: the case of the Nacala Corridor in Mozambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n2-1

Resumo

O artigo aqui proposto faz uma leitura crítica da trajetória recente do boom das commodities, procurando problematizar as estratégias recentes de construção de corredores econômicos centrados em dinâmicas de expropriação de terras e exploração de recursos naturais. Tomamos como caso de análise o Corredor de Nacala, em Moçambique, área preferencial dos investimentos brasileiros no país (em particular, da mineradora Vale) e ponto de interesse de muitos projetos de organizações internacionais e de corporações transnacionais. Defendemos que o Corredor tem operado como um espaço privilegiado de articulação e convergência dos interesses de diferentes atores, nacionais e internacionais, destacando-se o papel realçado do Estado moçambicano. O artigo demonstra que os investimentos na construção dos megaprojetos logísticos, para além dos seus efeitos diretos, preparam o terreno para a expansão do agronegócio e para o avanço de megaempreendimentos de exploração mineral, numa dinâmica desigual e concentradora, de ampliação das fronteiras de acumulação de capital. Adicionalmente, com o artigo, pretendemos avançar na construção de um quadro teórico que dialogue com as duas pesquisas de campo realizadas (2014 e 2017) em Moçambique, no Corredor de Nacala.
Palavras-chave: corredores econômicos; terra; desenvolvimento.

KATO, Karina Yoshie Martins. Traçando a saída para o desenvolvimento: o caso do Corredor de Nacala em Moçambique. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 2, p. 229-254, jun. 2019.

Recebido em fevereiro de 2019.
Aceito em abril de 2019.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karina Yoshie Martins Kato, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

    Professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e pesquisadora do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA/CPDA) e do Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP/CPDA).
    E-mail: anirakato@yahoo.com
    http://lattes.cnpq.br/1487027132879542
    https://www.researchgate.net/profile/Karina_Kato3

Downloads

Publicado

01-06-2019