Veredas do pertencimento ao Povo do Gerais: roça, religião e mobilização étnica em movimento

Pathways of belonging to the People of Gerais: crop production, religion and ethnic mobilization in motion

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-8

Resumo

O artigo busca refletir sobre como o sentimento de pertencimento a Gerais Velho, uma comunidade negra rural no sertão mineiro, conecta terra, trabalho, religião e negritude, por meio das itinerâncias dos seus membros. Partindo de uma perspectiva etnográfica, o movimento das pessoas que fazem parte da comunidade é usado para deslocar a própria ideia de pertencimento dos quadros analíticos da fixação, tão comum entre as abordagens identitárias. Desta forma, se desenham os caminhos pelos quais a autonomia e a liberdade ganham sentido na vida experimentada como mobilidade pelo Povo do Gerais.
Palavras-chave: pertencimento; roça; religião; negritude; mobilidade.

BENITES, Luiz Felipe Rocha. Veredas do pertencimento ao Povo do Gerais: roça, religião e mobilização étnica em movimento. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 167-184, fev. 2019.

Recebido em outubro de 2017.
Aceito em janeiro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Rocha Benites, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

    Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), professor adjunto IV de Antropologia no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ) e membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Rurais (NuERs) da Universidade Federal Fluminense (UFF). 
    E-mail: felipebenites74@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/0877368955820970

     

Downloads

Publicado

01-02-2019