Situação juvenil e projetos profissionais de jovens agricultores familiares no Recôncavo da Bahia

Social situation and professional aims of young family farmers in the Bahian Recôncavo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-4

Resumo

O artigo traz uma analisa da situação juvenil na agricultura familiar do Recôncavo da Bahia buscando explicar os projetos profissionais formulados por esse jovens. Sendo os jovens agricultores familiares uma categoria social específica devido à socialização no processo de trabalho familiar agrícola, o estudo coloca em evidência a situação social desses jovens,  suas disposições à sucessão geracional e as possibilidades de reprodução social do processo de trabalho familiar agrícola. Com base em uma pesquisa extensiva e representativa da população jovem de 15 a 29 anos ocupada nessa atividade e com base num modelo analítico da situação juvenil estruturado em quatro eixos temáticos: a) as condições materiais; b) os processos de socialização; c) as representações socais e; d) os projetos juvenis foram realizadas analises descritivas e de correspondência múltiplas. Os resultados indicam que no caso estudado a situação juvenil na agricultura familiar é marcada por uma baixa autonomia material mesmo entre jovens adultos; por práticas de socializações no processo de trabalho familiar agrícola e na educação formal desiguais entre gênero e idades e; por representações negativas sobre esta atividade. São constatadas diferenciações de gênero e idades, contudo chama a atenção a forte homogeneidade do grupo. Concluindo-se que esses jovens formam uma comunidade de destino comum em ruptura com o trabalho familiar agrícola, entre outros fatores, porque essa atividade não assegura autonomia material aos jovens.
Palavras-chave: jovem agricultor familiar, situação juvenil, projetos profissionais.

WEISHEIMER, Nilson. Situação juvenil e projetos profissionais de jovens agricultores familiares no Recôncavo da Bahia. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 67-94, fev. 2019.

Recebido em agosto de 2018.
Aceito em outubro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nilson Weisheimer, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Brasil

    Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e líder dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (NEAF/UFRB) e Observatório Social da Juventude (OSJ/UFRB).
    E-mail: weisheimer@pq.cnpq.br
    http://lattes.cnpq.br/8189989792551322

Downloads

Publicado

01-02-2019