Identidade e reestruturação produtiva nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte

Identity and productive restructuring in the Açu-Mossoró and Sertão do Apodi territories of Rio Grande do Norte, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-7

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as políticas territoriais introduzidas a partir de uma perspectiva multidimensional das identidades locais como instrumentos que ressignificam ou dinamizam os territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. A metodologia, tida para todo país pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), se baseou especialmente na comparação dos dois territórios, considerando os indicadores de identidade e a produção do espaço, a partir das atividades econômicas que contribuíram ao longo do tempo na construção dos elementos identitários. Como resultados, foi verificado que a identidade produtiva dos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi modificou-se através de um processo de reestruturação produtiva que tem reconfigurado o espaço e as relações entre os atores. Por outro lado, políticas regionais introduzidas nos anos 1980, que relegaram a este espaço um desmonte das identidades locais e a construção da dependência e exclusão para a maioria dos agricultores familiares, têm sido revertidas partir dos anos 1990-2000, segundo a percepção dos entrevistados, por políticas territoriais que buscam considerar a capacidade coletiva dos atores, resgatar e valorizar as identidades territoriais.
Palavras-chave: reestruturação; agricultura familiar; Identidade Territorial; Território.

NUNES, Emanoel Márcio; GONDIM, Maria de Fátima Rocha; SILVA, Márcia Regina Farias da. Identidade e reestruturação produtiva nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi, no Rio Grande do Norte. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 137-166, fev. 2019.

Recebido em fevereiro de 2018.
Aceito em dezembro de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS) e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2 – CA AE) Administração, Contabilidade e Economia.
E-mail: emanoelnunes@uern.br
http://lattes.cnpq.br/4287439310652411

Maria de Fátima Rocha Gondim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

Socióloga com mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPCISH/UERN).
E-mail: fatimagondim@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/7137294043535489

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Brasil

Doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), pós-doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra e professora adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
E-mail: mreginafarias@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/3982283135879345

Downloads

Publicado

2019-02-01