As tendências da Certificação de Orgânicos no Brasil

The trends in Organic Certification in Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v27n1-5

Resumo

Projetos alternativos ao sistema convencional de produção têm emergido nos últimos anos. Dentre esses, destaca-se a produção orgânica. No Brasil, é formalizada a comercialização de produtos orgânicos sem certificação ou com certificações.  Diante disso, este trabalho analisa a evolução da certificação para produtos orgânicos no Brasil e discute a aderência de cada uma delas junto aos produtores e suas motivações. O material apresenta dados coletados no Cadastro Nacional dos Produtores Orgânicos. Os dados apontam que a certificação individual predomina em decorrência da possibilidade de acesso ao mercado externo e das dificuldades de organização dos produtores.
Palavras-chave: formalização; certificação; orgânicos; Brasil.

SOUZA, Raquel Pereira de; BATISTA, Angelita Pereira; CÉSAR, Aldara da Silva. As tendências da Certificação de Orgânicos no Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 95-117, fev. 2019.

Recebido em agosto de 2018.
Aceito em dezembro de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e professora do Departamento de Engenharia do Agronegócio na Universidade Federal Fluminense (UFF).
E-mail: raquel.p.souza@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/4763515965991411

Angelita Pereira Batista, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e professora adjunta da área de economia da Universidade Federal Fluminense (UFF).
E-mail: angelita_batista@yahoo.com.br
http://lattes.cnpq.br/6611457620937223

Aldara da Silva César, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora adjunta do Departamento de Engenharia de Agronegócios da Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pelo Grupo de Análise de Sistemas Agroindustriais (GASA).
E-mail: aldaracesar@id.uff.br
http://lattes.cnpq.br/7269278746075136

Downloads

Publicado

2019-02-01