As Novas Ordens Alimentares

Review of the book As Novas Ordens Alimentares

Autores

Resumo

O livro As Novas Ordens Alimentares lança uma abordagem que deve exercer influência significativa nos estudos agroalimentares durante os próximos anos. É uma obra ambiciosa, instigante e desafiadora. Fruto de mais de 10 anos de pesquisas dos professores Paulo André Niederle (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e Valdemar João Wesz Junior (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA), em interação com outros colegas e membros dos grupos que integram, os autores se esforçam em compreender e analisar as práticas sociais e os mecanismos institucionais envolvidos na construção, na coordenação e na estabilização dos mercados alimentares e agropecuários no Brasil. Por um lado, eles apresentam um referencial teórico extremamente original e inovador, que sintetiza contribuições da Economia das Convenções, do Neointitucionalismo Histórico e Sociológico e da Teoria das Práticas aplicadas à temática. Por outro lado, oferecem uma ampla e profunda análise histórica do sistema agroalimentar do Brasil, país exemplar nesse âmbito, sobre o qual ambos acumulam um vasto conjunto de dados e informações que lhes permitem pintar um quadro empírico abrangente. Com base nessa combinação de proposta teórica inovadora e evidência empírica abrangente, os autores visam superar a insuficiente contraposição entre as representações dominante do “agronegócio” e alternativa da “agricultura familiar” através de uma interpretação mais complexa e nuançada. Assim, soem ir além da homogeneizante imagem midiática do “agro é tech, agro é pop, agro é tudo” e demonstrar que a produção, a distribuição e o consumo alimentar no Brasil, em suas interrelações com os espaços rurais e urbanos, têm na diversidade e na heterogeneidade de práticas, atores e processos as suas marcas definidoras.
Palavras-chave:  agroalimentar; agronegócio; agricultura familiar.

NIEDERLE, Paulo André; WESZ JUNIOR, Valdemar João. As novas ordens  alimentares. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2018. 429p. Resenha de : ESCHER, Fabiano. As novas ordens alimentares. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 27, n. 1, p. 215-224, fev. 2019.

Recebido em dezembro de 2018.
Aceito em dezembro de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Escher, College of Humanitites and Development Studies da China Agricultural University (COHD/CAU), China

Economista com doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), pesquisador da Escola de Humanidades e Estudos do Desenvolvimento (College of Humanities and Development Studies – COHD) da Universidade Agrícola da China (China Agricultural University – CAU) e bolsista CAPES Brasil pelo Programa de Pós-Doutorado no Exterior.
E-mail: escher_fab@hotmail.com
http://lattes.cnpq.br/7170589180060167

Downloads

Publicado

2019-02-01