A “proximidade” nos circuitos de abastecimento de alimentos orgânicos da Grande Florianópolis – SC – Brasil

“Proximity” in organic food products sourcing channels in the Grande Florianópolis region – SC – Brazil

Autores

  • Daniele Lima Gelbcke Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Oscar José Rover Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil https://orcid.org/0000-0002-2719-3151
  • Maria das Graças Santos Luiz Brightwell Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Clécio Azevedo da Silva Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil
  • Mauricio da Trindade Viegas Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36920/esa-v26n3-3

Resumo

A proximidade geográfica entre produção e consumo alimentar tem sido largamente enfatizada como positiva, mas há pouca evidência empírica em como se organizam os circuitos curtos de comercialização (principalmente quando envolvem o varejo) e até que ponto estão de fato enraizados em economias regionais. Este artigo busca examinar criticamente os parâmetros de proximidade geográfica e/ou relacional comumente abordados no debate sobre circuitos curtos, examinando a produção e comercialização de alimentos orgânicos da região da Grande Florianópolis, tendo como foco principal a dimensão regional desta circulação. Ao trazer evidências empíricas — através de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos na produção, processamento e comercialização de produtos orgânicos — e levantamento quantitativo de dados do varejo evidenciamos que os supermercados são o principal canal de distribuição destes produtos e que a produção regional, ainda que importante, não é suficiente para a demanda por produtos processados e aqueles fora de época. A proximidade geográfica oferece vantagens tanto para produtores como para consumidores, tais como o menor custo energético para fazer o produto chegar ao mercado, a garantia do frescor dos alimentos, assim como a possibilidade de produtores e entrepostos se relacionarem diretamente com os mercados. Verificamos também que é praticamente indispensável a figura do intermediário, seja ele um agricultor ou um entreposto. Esta figura, mais assídua nas operações de compra e venda, ajuda a estruturar o mercado, planejar a produção e viabilizar a comercialização para um número maior de produtores, viabilizando-os, mas estende o número de atores na cadeia, aumentando a distância entre produtores e consumidores.
Palavras-chave: proximidade; orgânicos; comercialização; circuitos curtos; Florianópolis.

GELBCKE, Daniele Lima; ROVER, Oscar José; BRIGHTWELL, Maria das Graças Santos Luiz; SILVA, Clécio Azevedo da; VIEGAS, Mauricio da Trindade. A “proximidade” nos circuitos de abastecimento de  alimentos orgânicos da Grande Florianópolis – SC – Brasil. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 26, n. 3, p. 539-560, out. 2018.

Recebido em maio de 2018.
Aceito em setembro de 2018.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Lima Gelbcke, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

    Doutorado em Geografia na área de concentração Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Federal de São Catarina (UFSC).
    E-mail: dani.gelbcke@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/1277755509721372

  • Oscar José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

    Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado em Mercados de Alimentos Orgânicos pela Universitá degli Studi di Bari (Uniba, Itália), professor doutor do curso de Ciências Agrárias e Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    E-mail: oscar.rover@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/7131454352230604

  • Maria das Graças Santos Luiz Brightwell, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

    In memoriam. A autora tinha doutorado e pós-doutorado em Geografia Humana pela Royal Holloway da Universidade de Londres (RHUL, Grã Bretanha), pós-doutorado em Geografia e em Agroecossistemas e era pesquisadora PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    E-mail: gracabrightwell@gmail.com
    http://lattes.cnpq.br/6975767587041358

  • Clécio Azevedo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

    Doutorado em Geografia Humana e pós-doutorado em Geografia da Alimentação pela Universitat de Barcelona (UB, Espanha) e professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    E-mail: clecio.silva@ufsc.br
    http://lattes.cnpq.br/8262902986142030

  • Mauricio da Trindade Viegas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

    Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
    E-mail: mauriciotviegas@hotmail.com
    http://lattes.cnpq.br/0076374682012143

Downloads

Publicado

01-10-2018