Agricultura Familiar: características ergonômicas das atividades e impactos na saúde dos trabalhadores

Family Farming: ergonomic characteristics of activities and impacts on the health of workers

Autores

  • Michele Barth Universidade Feevale, Brasil
  • Jacinta Sidegum Renner Universidade Feevale, Brasil
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale, Brasil
  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade Feevale, Brasil

Resumo

O trabalho na agricultura familiar tende a deixar marcas no corpo dos trabalhadores decorrentes do exercício de suas atividades, tanto em função de acidentes quanto por causa de doenças ou dor e sofrimento resultantes da exposição ao esforço físico. Nesse contexto, este trabalho objetivou analisar as características das atividades de trabalho na agricultura familiar sob o ponto de vista da ergonomia e do impacto dessas atividades na saúde dos trabalhadores. A pesquisa caracteriza-se como observacional descritiva, com análise de dados sob o paradigma qualitativo. Os instrumentos de pesquisa consistiram em uma entrevista semiestruturada e na aplicação do Diagrama de Corlett e Manenica (1980), para identificar segmentos corporais com dor/desconforto. Realizou-se também observação direta e registros fotográficos. Participaram da pesquisa 80 agricultores do município de Linha Nova, Rio Grande do Sul. Os resultados indicaram que o trabalhador tende a entrar em processo de sofrimento em função do esforço físico e das posturas críticas impostas pela atividade, sendo a coluna lombar a mais afetada, seguida dos ombros e joelhos. Os agricultores atribuem isso a posturas críticas, ao manuseio de peso e, ainda, à falta de mecanização adequada às exigências do trabalho na agricultura familiar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Michele Barth, Universidade Feevale, Brasil

    Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale.
    E-mail: mibarth@feevale.br

  • Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale, Brasil

    Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora dos cursos de Graduação de Design e Engenharia de Produção da Universidade Feevale.
    E-mail: jacinta@feevale.br

  • Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale, Brasil

    Doutorado em Letras pela Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul), coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e professora do curso de Letras na Universidade Feevale.
    E-mail: rosel@feevale.br

  • Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade Feevale, Brasil

    Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFFRGS), pós-doutoraDO em Estudos de Gênero na UCES, professora e pesquisadora na Universidade Feevale.
    E-mail: denisequaresma@feevale.br

Downloads

Publicado

28-10-2016